A coordenação de projetos de rodovias da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) afirmou que o projeto executivo das obras de duplicação da Rodovia dos Imigrantes no trecho em Cuiabá possui status de "não apresentado" por conta de 13 falhas encontradas na documentação apresentada pela concessionária Nova Rota do Oeste.
A reprovação é do dia 3 deste mês e veio a público nesta segunda-feira (17) graças a um pedido da reportagem do com base na Lei de Acesso à Informação. A assessoria da Nova Rota do Oeste se manifestou por meio de nota sobre o caso. Veja no final da matéria.
Entre as falhas listadas pelo órgão federal constam “rever o dimensionamento do bueiro”, “adotar critérios e procedimentos a serem utilizados na elaboração e atualização de projetos” e “rever o projeto de pavimento”.
A análise técnica preliminar indica que o projeto está como "não apresentado". A ANTT autorizou a ordem de serviço para duplicação da rodovia em Cuiabá, mas o projeto ainda não foi totalmente analisado pela agência.
A análise realizada pelo apoio técnico, que teve a colaboração da Gerência de Engenharia Rodoviária, assinada em 06 de junho de 2024 pela coordenadora, Arilena Covalesky Dias, foi encaminhado a Concessionária Rota do Oeste S/A (CRO), que assumiu a responsabilidade pela rodovia através da Matro Grosso Participações (MT Par), empresa pública com ações da concessionária.
Ao todo, a Nota Técnica SEI nº 4054/2024 apontou 12 falhas no projeto, relacionadas aos estudos de tráfego, estudo geológico, projeto geométrico, projeto de drenagem, projeto de sinalização e dispositivos de segurança viária e projeto de pavimento.
Embora não conste ainda a aprovação do projeto de duplicação, a a Gerência de Engenharia Rodoviária da ANTT autorizou o início de Obras em 28 de maio deste ano, ficando pendente a análise da versão final do projeto executivo pela Coordenadoria de Projetos – CPROJ.
Análise do apoio técnico
Após análise realizada pelo apoio técnica, o órgão federal apontou também a necessidade de “Observar as orientações quanto ao processo de desapropriação” e “Rever o projeto de pavimento, de maneira que sejam adotados o mesmo número "N" nos dois projetos e ajustados os dimensionamentos, tanto no pavimento novo quanto no de restauração.”
Consta ainda, a necessidade de rever o dimensionamento do Bueiro de Greide, pois apresenta a velocidade de 5,62m/s, acima dos 4,5m/s, máximo recomendado para o concreto.
Outro lado
A assessoria de imprensa da Nova Rota Do Oeste se manifestou por meio de nota e afirmou que o apontamento de ajustes a serem feitos faz parte da rotina da relação entre os órgãos. A assessoria não informou se foram feitas correções no projeto. Veja a nota completa:
A Nova Rota do Oeste esclarece que a nota técnica da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) não representa uma reprovação do projeto de duplicação da Rodovia dos Imigrantes ou de parte dele. Ela apenas solicita esclarecimentos sobre dez pontos do projeto de duplicação da rodovia dos Imigrantes (BR-070), em um trecho de 16,3 quilômetros - entre o km 495,9 (Cuiabá) e o km 512,2 (Várzea Grande). Este tipo de questionamentos e ajustes entre Concessionária e ANTT fazem parte da rotina da relação entre os órgãos e não representa qualquer impacto nos trabalhos em andamento.
Ainda, a Concessionária esclarece que a duplicação da Imigrantes foi dividida em dois lotes, conforme anunciado no evento de lançamento da obra em 24 de maio. Esta medida foi justamente para que a Nova Rota pudesse iniciar os trabalhos no trecho já aprovado sem impactar o processo do segmento em fase final de aprovação. Por fim, a Concessionária informa que já prepara o material de esclarecimento à ANTT para envio nesta semana.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).