Mais de 300 alunos da escola estadual Dunga Rodrigues, em Várzea Grande, foram à urna eletrônica na última terça-feira (08/11) e a maioria elegeu o Partido da Cultura, do Esporte e Lazer (PCEL), em eleição escolar. O partido terá que implantar aulas interativas de campo no próximo ano letivo. O pleito estudantil faz parte do calendário de ações do programa Voto Consciente da Escola Judiciária do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT), que acompanhou o evento.
Além do PCEL, outros quatro partidos disputaram a eleição: Partido do Direito à Vida e à Saúde (PDVS); Partido do Respeito às Diversidades (PRD); Partido da Ética e Cidadania (PEC) e o Partido da Educação e do Meio Ambiente (PEMA). Cada partido foi composto por alunos e professores, que apresentaram aos eleitores/estudantes propostas de melhorias para o ambiente escolar.
Durante a campanha eleitoral, os alunos que compõem os partidos, participaram dos preparativos das Eleições Municipais 2016 - promovidos pelo Tribunal e cartórios eleitorais, entre eles: sorteio da distribuição de horário da propaganda eleitoral, sessão de julgamento, registro de candidaturas, cerimônia de carga e lacre das urnas eletrônicas e apuração em tempo real dos votos.
"Os alunos estavam ansiosos para a eleição na escola. Todos os eventos que eles participaram pelo TRE, criaram a consciência política neles. Agora debatem entre si e discutem projetos que podem trazer melhorias para o ambiente escolar", disse a coordenadora do projeto na instituição, professora Laís França.
A docente ainda explica que, durante a campanha eleitoral escolar, os partidos se organizaram e criaram regulamentos de propaganda política, como disponibilizar tempo para divulgação na rádio da escola, espaço para expor propostas em cartazes e horário controlado para propagar as ideias.
Para o jovem estudante, Leonardo Carvalho, 18 anos, todas as propostas que foram apresentadas tinham o intuito de beneficiar a comunidade escolar. Ele acredita que o conjunto de mudanças feitas pelo partido vencedor, será o primeiro passo para melhorar a instituição por completa.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).