Alunos do 5° ano da escola municipal de Educação Básica “Professora Marilce Benedita de Arruda”, concluíram nessa terça-feira (29.11), o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd). Ao todo, foram 120 alunos que concluíram a formatura do Proerd na unidade escolar.
O Proerd atua na Rede Municipal devido ao Termo de Cooperação que a Polícia Militar estabeleceu com a Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esportes e Lazer de Várzea Grande (SMECEL/VG).
O projeto Proerd, segundo o secretário de Educação, Silvio Fidelis, se encaixa na missão de educar para a formação cidadã das crianças e adolescentes.
A noite de festa dos alunos foi conduzida pelo 3º Sargento da PM, Romoaldo e pelo cabo da PM, Rodrigues Souza, que começaram com a entrega do prêmio para melhor redação, sendo escolhida a aluna Laura Sayuri Marques Kihara, 5 ano B.
O aluno Lucas Machado contou que aprendeu no Proerd, que “se ficar perto de uma pessoa que está fumando, você é um fumante passivo.” Ele também relatou lições como: “Aprendi que não pode fazer bullying, isso é desrespeito. Não pode rir de outras pessoas.”
O 3º Sargento da PM, Romoaldo destacou ao , as principais lições que contribuem com a educação das crianças. “Os alunos do Proerd, eles têm ensinamentos sobre prevenção ao bullying, como comunicar de maneira confiante, cidadania e também eles têm disciplina com policial militar dentro da sala de aula. Não chegar atrasado, fazer as tarefas corretas, respeitar os professores, respeitar os pais e ter um compromisso com a escola, com a família e com a sociedade”, destacou.
Também participou da formatura o coordenador do Projeto Proerd, professor José Vieira. “Eles tiveram 10 aulas, os alunos foram orientados a ficarem longe das drogas, orientados sobre tomada de decisões. Agora esperamos que os pais dê continuidade em casa, mas eu tenho certeza que estas crianças conseguirão tomar suas próprias decisões”, disse o professor.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).