Por um erro no cadastro do site do SUS – Sistema Único de Saúde, uma adolescente de 17 anos, moradora do bairro Ouro Verde, em Várzea Grande, não foi vacinada contra a Covid-19, na última sexta-feira (17.09), pois seu cadastro constava como morta.
A mãe da adolescente, em contato com a reportagem do , no sábado (18), contou que registrou um boletim de ocorrência, informando que teria levado a filha para se vacinar no Parque Berneck, às 22h30 de sexta, e quando a adolescente estava sendo atendida, a profissional comunicou que ela não poderia ser imunizada, pois, no sistema do SUS constava que ela teria falecido em 10 de maio deste ano.
Ainda segundo a ocorrência, a mãe alegou que quando olhou pelo celular no sistema da Prefeitura estava aparecendo que a filha já teria recebido a primeira dose da vacina, o que ela negou na delegacia.
Outro lado – A reportagem do entrou em contato com o secretário de Saúde, Gonçalo Barros, que explicou que não foi um erro do sistema da Prefeitura, e sim no site do SUS.
Leia também - Pfizer: teste aponta “segurança” de vacina contra Covid-19 em crianças de 05 a 11 anos
Segundo Gonçalo, quando a adolescente chegou para ser vacinada, a atendente deu baixa no sistema da Prefeitura e enviou a informação para o site do SUS, e em seguida o SUS não aceitou e comunicou que o CPF informado a pessoa teria falecido.
Mas conforme o secretário, ele conversou com a família e ficou tudo esclarecido e resolvido, pois eles informaram o SUS do erro, e agora corrigido, a adolescente será imunizada.
Na manhã desta segunda (20), a reportagem conversou novamente com a mãe da adolescente, que informou que recebeu a ligação do secretário e que a filha será vacinada hoje às 10h30 no Ginásio Fiotão.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).