A presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Subseção Lucas do Rio Verde, município a 333 km de Cuiabá, Danusa Oneda, afirmou em coletiva de imprensa nessa segunda-feira (04.11), em frente à Delegacia da Polícia Civil, que é fundamental que o caso de atentado contra o advogado Marcos Antônio Mendes seja esclarecido.
Ela ressaltou a importância de proteger a reputação do advogado, além de evitar que o crime seja indevidamente associado às eleições em curso na Seccional e Subseções da OAB, bem como de preservar a imagem institucional da OAB.
Marcos Antônio, que é candidato à Presidência da Subseção de Lucas do Rio Verde, teve seu escritório alvejado a tiros no sábado (02). Um criminoso foi preso no mesmo dia. Contudo, nesse domingo (03), a residência do advogado foi alvo de disparos de arma de fogo.
Danusa informou que, ao tomar conhecimento dos fatos, tomou as providências cabíveis junto ao representante do Tribunal de Defesa das Prerrogativas (TDP), seu vice, e com o apoio da presidente da Seccional Mato Grosso, Gisela Cardoso, buscando a colaboração das forças de segurança.
A presidente da Subseção declarou que entrou em contato diretamente com o secretário de Segurança do Estado, Coronel Roveri, bem como com representantes das forças de segurança de Lucas do Rio Verde. Ela destacou ainda a rápida atuação da polícia, que, em menos de 24 horas, prendeu o primeiro suspeito envolvido no atentado contra Mendes.
Segundo Oneda, as prerrogativas da advocacia serão firmemente defendidas. Ela ressaltou que a presidente Gisela Cardoso, inclusive, protocolou em julho um pedido ao Conselho Federal para a elaboração de um plano de ação específico voltado à defesa das prerrogativas da advocacia e à segurança dos profissionais, uma questão que preocupa não apenas Lucas do Rio Verde, mas todo o país.
“Nós não retroagiremos a nenhum direito da advocacia, inclusive a sua segurança. A ordem está atenta e está ladeando com as forças de segurança para que isso seja esclarecido”, concluiu Danusa.
Leia matéria relacionada - Presidente da OAB/MT repudia ataques contra advogado e afirma que solicitou proteção policial
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).