Em meio à retomada das atividades no Vaticano, o papa Francisco, 88 anos, protagonizou nesta quarta-feira (16.04) um momento de emoção e gratidão ao receber, em audiência privada, cerca de 70 profissionais da saúde do Hospital Gemelli, em Roma. O encontro marcou o primeiro agradecimento público do pontífice aos médicos e funcionários responsáveis por sua recuperação após um grave quadro de pneumonia dupla.
“Obrigado pelo seu serviço no hospital. Está muito bom. Continuem assim”, disse Francisco durante a reunião. O papa, que não utilizava auxílio respiratório no momento do encontro, demonstrou bom humor e disposição diante dos profissionais que o acompanharam por 38 dias durante a internação mais longa de seu pontificado.
Segundo relato do cirurgião Sergio Alfieri ao jornal Corriere della Sera, a equipe médica chegou a cogitar “deixar o papa ir”, tamanha a gravidade da infecção pulmonar. No entanto, decidiram insistir com todos os tratamentos disponíveis. “Sua recuperação foi como um milagre”, declarou Alfieri.
A orientação médica, após a alta hospitalar, foi clara: dois meses de repouso absoluto. Mesmo assim, o líder da Igreja Católica tem feito breves aparições públicas, como no Domingo de Ramos (13) e em outros momentos da Semana Santa. Ainda não há confirmação oficial sobre sua presença nas celebrações da Páscoa, que acontecem neste domingo (20). Até o momento, o Vaticano designou cardeais seniores para conduzir as principais cerimônias.(Fonte: Folha de S. Paulo)
Leia também - Max defende gestão do Einstein no Hospital Central e diz que saúde tem "máfia infiltrada"