O jornalista, radialista e comentarista esportivo, Orlando Antunes, morreu aos 78 anos nesse domingo (23.02), após uma luta contra o câncer, descoberto no início deste ano. Ele estava recebendo tratamentos paliativos em casa, mas precisou ser internado na sexta-feira (21), em Cuiabá.
Natural do Paraná, Orlando chegou a Mato Grosso em 1977 e iniciou sua carreira como árbitro, chegando a integrar o quadro da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Além disso, teve uma trajetória marcante como professor de educação física, ministrando cursos de arbitragem e atuando como supervisor do Mixto Esporte Clube e do Clube Esportivo Operário Várzea-Grandense. Nos últimos anos, atuava como comentarista esportivo na Rádio Cultura de Cuiabá, onde integrava a equipe de ouro da emissora.
Ao longo de sua trajetória, Orlando também ocupou cargos de direção em clubes tradicionais como Luverdense, Mixto e Operário. Recentemente, ele assumiu a presidência da Associação Mato-grossense dos Cronistas Esportivos (Amace), onde atuou para valorizar e unir os profissionais da comunicação esportiva. Em homenagem ao comentarista, a Amace decretou três dias de luto oficial.
Em nota, a Federação Mato-grossense de Futebol (FMF), através de seu presidente Aron Dresch, expressou as condolências à família e aos amigos de Orlando. "Lamentamos profundamente essa grande perda para o esporte e para a comunicação do nosso estado. Orlando foi um exemplo de profissionalismo e dedicação, sempre em prol do crescimento do futebol e da valorização do jornalismo esportivo em Mato Grosso", declarou o presidente.
O Mixto Esporte Clube também se manifestou, destacando a importância de Orlando para o esporte mato-grossense. "Com profunda tristeza, recebemos a notícia do falecimento de Orlando Antunes, um dos veteranos da comunicação esportiva em nosso estado. Expressamos nossos sentimentos e desejamos força aos familiares e amigos", afirmou o clube.
O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), e a primeira-dama e vereadora Samantha Iris (PL) também manifestaram pesar pela morte do jornalista. "Neste momento de dor, o prefeito, a primeira-dama e toda a gestão municipal expressam solidariedade aos familiares, amigos e colegas de trabalho. Sua contribuição para a comunicação esportiva de Cuiabá será sempre lembrada com respeito e admiração", diz trecho da nota.
O velório de Orlando Antunes teve início na noite deste domingo, na Capela Santa Rita, em Cuiabá, e seguirá até a manhã desta segunda-feira (24). O corpo será cremado e levado para Curitiba, sua cidade natal.
Orlando deixa a esposa Alice e dois filhos, um deles o jornalista Oliveira Júnior.
Leia também - Santos vence Inter de Limeira com show de Neymar e avança no Paulistão