O ex-ministro da Fazenda, da Agricultura e do Planejamento e ex-deputado federal Antônio Delfim Netto morreu na madrugada desta segunda-feira (12.08), aos 96 anos.
Delfim Netto estava internado no Hospital Albert Einstein, em São Paulo. A morte do ex-ministro se deu em decorrência de complicações do seu estado de saúde.
O ex-ministro deixa uma filha e um neto. Segundo a assessoria do ex-ministro, não haverá velório aberto e o enterro será restrito aos familiares.
QUEM É DELFIM NETTO
Antônio Delfim Netto foi ministro da Fazenda, antigo Ministério da Economia, de 1967 a 1974 –período dos governos Costa e Silva e Médici, durante o regime militar. Delfim é considerado um dos responsáveis pelo “milagre econômico”, que foi um período de alto crescimento da economia nos anos 70.
Depois do fim da ditadura, foi deputado federal constituinte por São Paulo durante 20 anos, de 1987 a 2007.
Ele se formou em 1951 na Faculdade de Economia da USP (Universidade de São Paulo), onde também atuou como professor. Atuou como ministro da Agricultura do governo Figueiredo (1967-1984). Também foi embaixador do Brasil na França.
Em 2014, Delfim Netto doou para a Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA/USP) sua biblioteca pessoal, com um acervo de mais de 100 mil títulos, acumulados em quase oito décadas.
O ex-ministro tem mais de 10 livros publicados sobre problemas da economia brasileira e centenas de artigos e estudos.
Escrevia semanalmente nos jornais Folha de S.Paulo e Valor Econômico e para a revista Carta Capital. Seus artigos eram também publicados regularmente em cerca de 70 periódicos de todo o país.
Leia também - Comprador de ouro apreendido pela PF foi recebido no Palácio pelo governador Mauro Mendes