05 de Julho de 2024
05 de Julho de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

VGNE Terça-feira, 02 de Julho de 2024, 10:19 - A | A

Terça-feira, 02 de Julho de 2024, 10h:19 - A | A

VEJA VÍDEO

Militar morre após ser arremessado de lancha desgovernada em Brasília

A embarcação só parou após colidir com um deck de madeira e bater em uma mureta

Redação/VGN

O militar aposentado José Carlos Ribeiro Venâncio, 73 anos, morreu após ser jogado para fora de uma desgovernada na tarde do ultimo sábado (29.06), no Lago Paranoá, em Brasília. Vídeos gravados por testemunhas mostram a lancha desgovernada navegando em alta velocidade, sem ninguém a bordo, em zigue-zague no trecho entre o Palácio da Alvorada e a ponte JK. A embarcação só parou após colidir com um deck de madeira e bater em uma mureta perto de um condomínio.

José Carlos Ribeiro Venâncio, natural do Rio de Janeiro e residente na região do Sudoeste, na capital federal, estava acompanhado de dois amigos: Paulo César Rodrigues Borges, coronel reformado do Exército, de 65 anos, e José Ricardo de Abreu Dias, economista e piloto da lancha, de 49 anos. Segundo relatos, a lancha navegava normalmente até que um "tranco" inesperado fez com que os três ocupantes fossem lançados na água.

O militar foi reanimado por 40 minutos após o resgate, mas infelizmente não resistiu e morreu no Hospital de Base no domingo (30). Paulo César e José Ricardo, que sofreram ferimentos leves, foram resgatados por ocupantes de um iate que passava pelo local.

Em depoimento à Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), Paulo César relatou que ele e José Venâncio estavam distraídos em uma conversa quando o incidente ocorreu. Ele descreveu o momento do "tranco" que os jogou na água, e como ele, ferido no braço, nadou em direção à margem antes de ser resgatado. José Ricardo, que pilotava a lancha, também foi resgatado sem gravidade.

José Ricardo de Abreu Dias, piloto habilitado com documentação válida, afirmou que não sabe o que causou o acidente, especulando uma possível pane na embarcação. Sua defesa destacou que ele fez tudo o que pôde para ajudar os amigos após o incidente.

No vídeo que circula nas redes sociais, um morador local flagrou o momento em que a lancha navegava desgovernada em alta velocidade pelo lago. "A lancha desgovernada, o piloto caiu, cara. Nossa, vai bater. O piloto dela caiu", explica o homem gravando as imagens.

A Marinha, por meio da Capitania Fluvial de Brasília, está investigando o acidente e prestou apoio às vítimas. Um inquérito foi instaurado para apurar as causas, circunstâncias e responsabilidades do ocorrido. A Polícia Civil também está conduzindo uma investigação e espera concluir o caso nos próximos dias.

Leia também - TCE nega suspender licitação de R$ 40 milhões para regularização de aterro sanitário em MT

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760