O médico Bruno Gino afirmou que o candidato a prefeito de São Paulo, Pablo Marçal (PRDB), mentiu em relação a seu estado de saúde após ser agredido por seu adversário José Luiz Datena (PSDB), durante um debate na TV Cultura na noite de domingo (15.09).
Após a equipe de Marçal informar que ele fraturou a costela, Bruno, que trabalha na área da medicina há quase 10 anos, garantiu que o coach mentiu sobre a lesão. A constatação foi feita a partir de uma foto, onde Marçal aparece com a pulseira de classificação na cor verde.
“Sou médico há quase 10 anos, mestre pela University of Ontario e professor da disciplina de Emergência em uma escola de medicina na América do Norte por mais de três anos. Posso afirmar uma coisa com muita propriedade: se alguém chegar até você dizendo que teve uma fratura de costela e falta de ar com uma pulseira dessa cor [indicando que o caso não é grave], o código do CID é Z765”, escreveu Bruno em seu perfil no Threads.
A Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde, mais conhecida como CID, estabelece códigos alfanuméricos para lesões, doenças e outras condições de saúde, para uma padronização internacional. O CID Z765 se refere a “pessoa fingindo estar doente”, em uma “simulação consciente”.
Leia mais- Cadeira usada por Datena para agredir Pablo Marçal ganha anúncio na internet