23 de Abril de 2025
23 de Abril de 2025

Editorias

icon-weather
23 de Abril de 2025
lupa
fechar
logo

VGNE Quarta-feira, 23 de Abril de 2025, 08:24 - A | A

Quarta-feira, 23 de Abril de 2025, 08h:24 - A | A

Veja vídeo

Corpo do Papa Francisco é transferido para Basílica de São Pedro sob aplausos de milhares de fiéis

O corpo foi colocado diante do Altar da Confissão, onde permanecerá para visitação dos fiéis até o sábado (26)

João Victor/VGN

O corpo do Papa Francisco foi trasladado na manhã desta quarta-feira (23.04), da Capela da Casa Santa Marta para a Basílica de São Pedro, no Vaticano, em um rito solene que emocionou os presentes. A morte do Pontífice, que ocorreu na segunda-feira (21) de Páscoa, marca o fim de um papado histórico e desperta comoção mundial.

A cerimônia de transladação começou discretamente, mas logo ganhou contornos de grande simbolismo. O caixão de madeira simples que abriga os restos mortais do Papa percorreu o Cortile dei Protomartiri e passou sob o Arco das Campanas, antes de adentrar a imponente Praça de São Pedro, onde foi aplaudido por cerca de vinte mil fiéis. A entrada na Basílica de São Pedro se deu pela porta central, em um momento de silêncio respeitoso e oração.

O corpo foi colocado diante do Altar da Confissão, ponto central da basílica, onde permanecerá para visitação dos fiéis até o sábado (26), data marcada para a Missa das Exéquias, que encerrará os ritos fúnebres do Pontífice.

Na sexta-feira (25), às 20h (hora local), está prevista a cerimônia de fechamento do caixão, presidida pelo cardeal Kevin Joseph Farrell, camerlengo da Santa Igreja Romana. Participarão do rito diversas autoridades eclesiásticas, incluindo os cardeais Giovanni Battista Re, Roger Michael Mahony, Dominique Mamberti e Mauro Gambetti, além de representantes da Cúria Romana, como o ex-secretário de Estado Pietro Parolin.

Em sua trajetória, Francisco será lembrado como um líder espiritual que marcou o mundo com sua simplicidade, proximidade com os pobres e incansável apelo por justiça social e paz.

A Basílica permanecerá aberta para o público durante os próximos dias, permitindo que os fiéis prestem sua última homenagem a Francisco, o Papa do povo. 

Leia também - Somente 26% do acordo da saúde em Cuiabá foi cumprido, aponta Ministério Público

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760