Natalia Fabiana de Freitas Antonio, conhecida como Natalia Becker, a responsável pelo tratamento estético realizado no empresário Henrique Silva Chagas, de 27 anos, revelou ao Fantástico que não possui formação de esteticista e aprendeu a técnica através de um curso online. A entrevista, que foi exibido na noite desse domingo (09.06), também mostrou imagens das câmeras de segurança do local, que mostram o empresário chegando à clínica e, em seguida, o pós-procedimento.
Marcelo, namorado de Henrique, contou que o empresário reclamou da dor intensa do procedimento. “Ele falava que era praticamente insuportável, mas dizia ‘é a dor da beleza’”, relembra Marcelo.
Segundo o relato de Marcelo, Henrique teve uma reação grave logo após o tratamento. “Ele agarrou meu braço, arregalou o olho e já travou a respiração. Ali ele já ficou, já saiu fora de si”, relatou. Natalia e uma funcionária apareceram nas gravações questionando se deveriam chamar o resgate. A falsa esteticista afirmou ao Fantástico que ligou para o SAMU. “Todo mundo ficou desesperado. Foi bem difícil, foram cenas bem fortes para mim e me traumatizou completamente”, declarou.
Os socorristas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) chegaram ao local e iniciaram massagem cardíaca, mas após 40 minutos de tentativas, Henrique foi declarado morto. O procedimento custou R$ 4.500 e Natalia se apresentou como esteticista, mas não respondeu sobre sua formação durante a entrevista com a repórter Giuliana Girardi.
A Associação Nacional dos Esteticistas e Cosmetólogos (ANESCO) pronunciou-se categoricamente sobre o caso, afirmando que Natalia não pode ser considerada uma esteticista devido à falta de qualificação profissional. De acordo com a ANESCO, a legislação vigente permite que apenas esteticistas habilitados realizem peelings químicos, e procedimentos como o peeling de fenol no rosto inteiro devem ser conduzidos exclusivamente em centros cirúrgicos.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) destacou que a venda de fenol na internet é proibida devido ao seu alto risco de toxicidade e potencial para causar queimaduras graves. A ANESCO reforça a importância de verificar a qualificação dos profissionais e a legalidade dos produtos utilizados em tratamentos estéticos para evitar situações como essa.
Em decorrência do incidente, a clínica de Natalia foi fechada e suas redes sociais foram desativadas. Marcelo contou que Henrique foi convencido a realizar o procedimento após ser influenciado pelo ambiente e promessas da clínica.
Leia também - Jovem de 19 anos mata pedestre atropelado no interior de MT