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‘Foi totalmente inesperado’, diz ex-funcionário do X Brasil, após fechamento do escritório no país

Rede social de Elon Musk fechou as portas da sede brasileira da empresa no dia 17 de agosto

Redação

"Foi totalmente inesperado. Por mais que eu soubesse do aumento das tensões do X no Brasil, os resultados da equipe estavam ótimos, e não achei que isso ia acontecer", diz um dos ex-funcionários da empresa do bilionário Elon Musk, que, há cerca de 15 dias, fechou seu escritório no país (relembre abaixo). O profissional não quis se identificar.

Ele conta que, na quinta-feira, 15 de agosto, houve uma reunião on-line da equipe de cerca de 35 pessoas do X Brasil com Linda Yaccarino, diretora-executiva da big tech e outros profissionais da empresa.

"Na chamada, eles mencionaram preocupações com o cenário da operação brasileira do X e deram a entender que haveria mudanças. Mas, em nenhum momento, falaram em fechar o escritório", descreve

Dois dias depois, no sábado, dia 17 de agosto, às 10h, o profissional conta que a equipe foi chamada para uma nova reunião com Yaccarino.

“Eu estranhei, porque esse tipo de compromisso no final de semana não era comum no X. Mas, como era com a CEO, imaginei que era algo importante”, relata.

Foi então que ele e o restante da equipe foram comunicados sobre o fechamento do escritório do X no Brasil e, consequentemente, da perda dos seus empregos.

Segundo o funcionário, a reunião durou em torno de 15 minutos, nos quais, a executiva-chefe atribuiu o fechamento da empresa a "complexidades legais” e disse que o RH entraria em contato para seguir com os próximos passos.

"Menos de 1 hora depois, os meus acessos ao sistema da empresa já tinham sido bloqueados. De maneira geral, foi muito frustrante, principalmente, porque o trabalho da equipe estava indo muito bem e tínhamos planos pela frente ”, conta.

Ele diz que o RH entrou em contato pouco depois por e-mail e que, nos próximos dias, foram pagas as verbas rescisórias aos funcionários, com exceção da multa do FGTS (direito de todo funcionários que trabalham em regime CLT).

Segundo o profissional, o RH do X Brasil era feito por uma empresa terceirizada, que, na última sexta-feira (30), informou os ex-funcionários que, devido ao bloqueio das contas da Starlink, empresa de Elon Musk em operação no Brasil, não havia previsão para o depósito desses valores.

O bloqueio dos recursos da empresa foi determinado pelo STF na quinta-feira (29) para garantir o pagamento das multas aplicadas pela Justiça contra o X.

O X, segundo ele, ainda não falou nada sobre o assunto com os ex-funcionários.

"Nesse sentido, estamos apreensivos. Queremos seguir em frente, mas temos que ter os nossos direitos respeitados”, diz.
Ele destaca ainda que a equipe do X Brasil era formada por profissionais experientes, muito unidos e que seguem em contato.

Além disso, ele conta que o mercado de trabalho tem sido receptivo em relação aos ex-funcionários da empresa e que outras companhias já entraram em contato com ele a respeito de oportunidades de trabalho. Até o momento, ele não definiu nada. (Site G1)

 Leia também - STF decide manter bloqueio da rede social X

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