17 de Fevereiro de 2025
17 de Fevereiro de 2025
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

VGNE Sábado, 15 de Junho de 2024, 11:26 - A | A

Sábado, 15 de Junho de 2024, 11h:26 - A | A

peeling de fenol

Conselho apura se farmacêutica que ministrou curso peeling de fenol para influencer cometeu infração ética

Farmacêuticos podem desempenhar funções na saúde estética, desde que possuam título de especialista reconhecidos pelo MEC

João Victor/VGN

A morte do empresário Henrique Silva Chagas, 27 anos, durante um procedimento de peeling de fenol realizado por Natália Fabiana de Freitas Antonio, popularmente conhecida como Natália Becker, trouxe à tona uma discussão acalorada sobre as qualificações necessárias para realizar procedimentos estéticos no Brasil. Em entrevista, Natália, que é influenciadora, admitiu não possuir formação profissional adequada para tal procedimento.

Leia matéria relacionada - Imagens mostram empresário momentos antes de morrer após procedimento estético; profissional não tinha permissão para atuar como esteticista

O Conselho Federal de Farmácia (CFF) e o Conselho Regional de Farmácia do Paraná (CRF-PR) emitiram uma declaração contundente em resposta às alegações levantadas pela defesa de Natália, que afirmava ter adquirido habilidades para realizar o procedimento através de um curso ministrado por uma farmacêutica. Segundo os conselhos, a farmacêutica responsável pelo curso é devidamente registrada e possui especialização reconhecida em Saúde Estética, atendendo às exigências legais para atuar na área.

Os conselhos destacaram que farmacêuticos podem, sim, desempenhar funções na saúde estética, desde que possuam título de especialista emitido por programas de pós-graduação reconhecidos pelo Ministério da Educação, além de registro no conselho regional. No entanto, ressaltaram que cursos livres, como o mencionado por Natália, não habilitam para o exercício profissional e devem ser diferenciados de cursos de formação regulamentada.

A Associação Nacional dos Esteticistas e Cosmetólogos (ANESCO) também se manifestou, enfatizando que apenas profissionais devidamente qualificados têm permissão legal para realizar procedimentos como peelings químicos, especialmente aqueles de maior complexidade, que devem ser conduzidos exclusivamente em ambientes apropriados, como centros cirúrgicos.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) alertou sobre a proibição da venda de fenol na internet, devido ao seu alto risco de toxicidade e potencial para causar danos severos à saúde. A regulamentação rigorosa visa garantir a segurança dos pacientes e evitar incidentes como o ocorrido.

Em resposta ao caso, a clínica de Natália Becker foi fechada e suas redes sociais desativadas. As autoridades competentes foram solicitadas pelos conselhos de farmácia para fornecer cópias dos documentos do inquérito, visando iniciar um processo administrativo para investigar se houve infração ética por parte da farmacêutica responsável pelo curso.

Diante da tragédia, o CFF e o CRF-PR expressaram solidariedade à família de Henrique Silva Chagas e instaram as autoridades a tomarem medidas para coibir que pessoas sem a devida formação técnica empreendam na área da saúde estética. O incidente reacendeu o debate sobre a transparência, ética e regulamentação adequada das práticas farmacêuticas e estéticas no Brasil.

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760