Durante entrevista ao , o Secretário Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável, Jean Lucas Teixeira, declarou que ele o secretário de Assuntos Estratégicos, Benedito Gonçalo de Figueiredo (Dito Loro), apresentaram nove projetos para Superintendência do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), que está encarregada de analisar projetos dos 12 municípios de Mato Grosso que serão beneficiados com investimentos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
Segundo o secretário, os projetos foram apresentados na sala de reuniões do Gabinete do Prefeito Kalil Baracat (MDB), no dia 22 de setembro e propõe um investimento de pouco mais de R$ 73.530 milhões que serão destinados para Agricultura Familiar de Várzea Grande.
“O valor irá atender a Cadeia do Leite, Criação da Casa do Mel; Olericultura e Irrigação; Piscicultura; Usina de Compostagem para aproveitamento do Lodo Orgânico e resíduo das ETe's do Município; Criação de um centro de comercialização para fomentar o Turismo Rural para atender os artesãos e comunidades Ribeirinhas; Cadeia de Frutas, Legumes e Verduras (FLV mulheres); Cadeia da Avicultura e a Construção de Barraginhas em determinadas áreas com dificuldades de armazenamento de água” explicou o secretário.
Conforme o Jean, os projetos passarão agora pela análise do MAPA e em seguida serão encaminhadas ao BID-Pantanal com uma proposta de intenções para aprovação.
O programa BID Pantanal tem como base o uso sustentável do patrimônio ambiental e cultural do pantanal, além de ser um projeto estruturante que busca melhorar as condições de vida da população local. Elaborado com a participação dos estados e da sociedade da região, o programa precisa ser adequado às demandas atuais.
Criado em 1995, o programa BID Pantanal tem como base o uso sustentável do patrimônio ambiental e cultural do pantanal, o programa estava paralisado desde 2003 e retomou neste ano com investimentos da ordem de R$2.060 bilhões que será igualmente dividido entre Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. O pagamento do financiamento será pelo Governo Federal.
Em Mato Grosso, 12 municípios será contemplado com o programa BID Pantanal e Várzea Grande está entre as cidades selecionados, assim como Acorizal; Barão de Melgaço; Cáceres; Chapada dos Guimarães, Cuiabá; Jangada; Nobres; Nossa Senhora do Livramento; Poconé; Rosário do Oeste e Santo Antônio de Leverger.
Leia também: Ministro Fávaro reúne equipes técnicas para conclusão do BID Pantanal