O ex-deputado federal, Neri Geller (PP), foi nomeado nesta sexta-feira (22.12) como novo secretário Nacional de Política Agrícola do Ministério da Agricultura e Pecuária. A nomeação foi assinada pelo ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, e publicado no Diário Oficial da União (DOU).
A nomeação de Neri Geller ocorre após o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) reverter a decisão que cassou seu mandato de deputado federal em 2022 e o tornou inelegível por oito anos por suposto abuso de poder econômico e triangulação bancária nas eleições de 2018.
Leia Mais - TSE forma maioria para reverter cassação e devolver direitos políticos de Neri Geller
A condenação se tornou um impedimento legal para que ele assumisse qualquer cargo no Governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Neri Geller vai ocupar pela terceira vez o comando da Secretaria Nacional de Política Agrícola, área estratégica do Ministério da Agricultura e Pecuária, sendo responsável pela formulação e condução do Plano Safra, pela gestão Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural (PSR) e pela definição de mecanismos de garantia de preços agropecuários e de comercialização.
MINISTÉRIO DA AGRICULTURA E PECUÁRIA
O MINISTRO DE ESTADO DA CASA CIVIL DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA, no uso de suas atribuições e tendo em vista o disposto no art. 4º do Decreto nº 9.794, de 14 de maio de 2019, resolve:
Nº 3.197 -NOMEAR
NERI GELLER, para exercer o cargo de Secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura e Pecuária, código CCE 1.17.