Em reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro (PSD-MT) destacou nessa quinta-feira (26.10) o papel da agropecuária brasileira no Acordo do Clima, tema central da COP 28, bem como, fez um breve balanço das ações do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).
“Falamos de COP, do posicionamento brasileiro na COP, do nosso programa de conversão de pastagens com a responsabilidade ambiental, o Brasil crescer, intensificar, incrementar 40 milhões de hectares com a agricultura, com pecuária, com floresta, mas com respeito ao Meio Ambiente, principalmente um exemplo para o mundo e esse é o exemplo, um dos exemplos que o Brasil vai levar, o presidente Lula vai levar na COP”, afirmou Fávaro.
Leia mais: Produtores rurais brasileiros entregam posicionamento do setor para COP 28
Também foram tratados na reunião sobre a nova estruturação da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). “O Grupo de Trabalho (GT) apresentou para nós iniciativas inovadoras para Embrapa continuar sendo esse exemplo na pesquisa agropecuária brasileira.”
Fávaro apresentou ainda, a perspectiva de ampliação dos recursos para a Subvenção do Seguro Rural, que pode ter o incremento inédito de 50% ainda neste ano, bem como, o balanço do Plano Safra 2023/2024.
Também foram discutidas iniciativas para buscar recursos internacionais para o programa de conversão de pastagens. “Ele [Lula] ficou entusiasmado e vai ser o grande embaixador disso. Relatei os países que já visitei, os fundos soberanos, os fundos de investimentos, inclusive alguns deles, cinco ou seis, já trazendo recursos e ele ficou entusiasmado. Disse que vai pessoalmente se dedicar a isso para alavancar o crescimento. A frase que mais gostei dele foi: dinheiro bom, é dinheiro circulando. E temos que trazer mais recursos para o Brasil, para fazer a economia crescer, gerar emprego e oportunidade para os brasileiros.”