O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, destacou temas importantes a serem tratados no evento do G20 sob a presidência rotativa do Brasil. Segundo Fávaro, o mundo enfrenta crises múltiplas que exigem cooperação internacional para solução. Entre os desafios, cita a fome, conflitos armados, elevados preços de alimentos e a crise climática.
“A humanidade enfrenta a fome e a pobreza severa, conflitos armados com graves consequências humanitárias, elevada volatilidade dos preços dos alimentos, inflação persistente, que causam retrocesso generalizado nos padrões de vida, uma crise climática que já não é um aspecto distante, mas sim, uma realidade presente e alarmante”, destacou o ministro.
Fávaro afirmou que o Governo brasileiro escolheu para sua presidência rotativa o lema: “Construindo um Mundo Justo e um Planeta Sustentável”. Segundo ele, a agricultura desempenha um papel fundamental na proposta.
Buscamos solução para as questões que mais afligem a população mundial
“Não há mundo justo se todos não tiverem acesso a alimentos saudáveis, nutritivos e economicamente viáveis. Não há planeta sustentável sem que a produção agrícola seja intensificada com sustentabilidade”, destacou.
Com a participação de representantes de 30 países, o Grupo de Trabalho da Agricultura do G20 Brasil iniciou seus trabalhos nesta semana. Segundo o ministro, de agora até setembro, serão realizadas reuniões do GT Agricultura, que incluem Mato Grosso. O Estado de Mato Grosso é o epicentro da produção brasileira de soja, milho, algodão e responsável pelo maior rebanho bovino do país. “Vamos debater maneiras pelas quais o nosso setor possa contribuir para construirmos um mundo justo e um planeta sustentável.”
Leia mais: Cuiabá será sede da reunião ministerial do G20 sobre Agricultura