O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) determinou o recolhimento de 12 lotes de azeites de oliva que foram considerados impróprios para consumo, a medida foi tomada nesta semana. Análises laboratoriais oficiais confirmaram que os produtos não correspondem aos padrões e qualidades estabelecidos no Regulamento Técnico do Azeite de Oliva.
Ao todo foram apreendidos cerca de 82 mil produtos. São dez marcas de oito empresas responsáveis que foram encontradas em supermercados, centros de distribuição ou em estabelecimento envasilhador. Além dos 12 lotes anunciados, há também outros produtos que foram apreendidos devido a indícios de irregularidades, mas esses devem aguardar o parecer oficial dos laboratórios.
O Mapa reforça a importância de sempre verificar a lista disponível no site do Ministério, para evitar o consumo de produtos impróprios. Referente a lista, aos que tiverem produtos relacionados, a recomendação é para que sejam devolvidos nos pontos de vendas que foram adquiridos.
Dicas ao consumidor
O azeite é o segundo produto alimentar mais fraudado do mundo, ficando atrás somente do pescado. Para evitar ser enganado, alguns cuidados devem ser tomados na hora de escolher os produtos:
• Desconfie de preços muito abaixo da média do mercado;
• Confira sempre a lista de produtos irregulares já apreendidos em ações do Mapa;
• Não compre azeite a granel;
• Esteja sempre atento à data de validade e aos ingredientes contidos;
• Opte por produtos com a data de envase mais recente;
Leia também - Após chacina em Sorriso, Emanuelzinho propõe sistema para facilitar prisão de foragidos