A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALTM) realiza nesta segunda-feira (27.11), às 14 horas, audiência pública para discutir a Moratória da Soja e da Carne, que limita a produção do Estado.
A moratória, proposta pela Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove), restringe a compra de soja produzida em áreas desmatadas da Amazônia Legal após 2008. O engenheiro florestal Edson Mendes, representará diversos grupos do agronegócio durante o debate.
"Mato Grosso destaca-se nacionalmente pelo crescimento acima da média, impulsionado pelo agronegócio. No entanto, a proposta da Abiove limita a produção estadual, gerando preocupações sobre sua legalidade", explica Edson Mendes.
O Código Florestal Brasileiro permite a produção em apenas 20% da área na Amazônia Legal, mas a Moratória da Abiove proíbe a compra de insumos de áreas desmatadas, mesmo dentro dos limites estabelecidos pelo código.
Nos últimos dias, o governador Mauro Mendes (União Brasil) afirmou que tentará reverter a situação amigavelmente, mas, caso a Abiove não reveja sua posição, ele planeja apresentar um projeto de lei para retirar incentivos fiscais das empresas associadas à associação. (Com assessoria).
Leia também - Empresas têm até quinta (30) para pagar 13º salário; horas extras entra no cálculo