O ministro da Agricultura e Pecuária, senador licenciado Carlos Fávaro (PSD) enfatizou nessa segunda-feira (18.03) o empenho do Governo Federal para fortalecer a agropecuária brasileira. Na abertura do Show Safra, em Lucas do Rio Verde, o ministro destacou as melhorias nas linhas de crédito, a ampliação das relações comerciais no exterior e as articulações no Congresso.
Fávaro externou seu orgulho de ser “senador da República por Lucas do Rio Verde” e retornar ao município como ministro da Agricultura e Pecuária. “Me resta trabalhar muito para não decepcionar. O desafio é trabalhar para superar as adversidades, os momentos de animosidade. Nada resiste ao trabalho e a dedicação”, manifestou.
A pedido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Fávaro anunciou a todos os produtores e produtoras de soja, milho, pecuária bovina e de leite do Brasil, que os investimentos que vencem no ano de 2024 serão prorrogados conforme os contratos. A medida pretende evitar inadimplência no setor. “Seguindo a determinação do presidente Lula, apresentamos a proposta para repactuação das dívidas dos produtores de soja e milho e da pecuária de corte e de leite.”
Ele também externou sobre o lançamento do maior Plano Safra da história, com destaque as taxas de juros reduzidas e incentivo às boas práticas, com a concessão de benefícios para produtores que adotam métodos sustentáveis.
Outro tema relevante apresentado pelo ministro em seu discurso foi a articulação do Governo Federal para implementar a linha dolarizada pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Entre maio a dezembro, foram disponibilizados mais de R$ 3 bilhões em cerca de 2 mil operações. Ele também ressaltou a retomada das parcerias internacionais, neste caso, a abertura de 98 novos mercados desde o início do mandato da atual gestão.
Leia também: Bolsonaro, Mauro Cid e mais 15 são indiciados por forjarem dados de vacinação