23 de Novembro de 2024
23 de Novembro de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

VGN AGRO Sexta-feira, 01 de Dezembro de 2023, 13:00 - A | A

Sexta-feira, 01 de Dezembro de 2023, 13h:00 - A | A

AUDIÊNCIA PÚBLICA

Demandas da agricultura familiar é discutida na AL: "Precisamos resolver o problema do CAR e da água"

Ele expôs a dificuldade dos pequenos produtores rurais obter o Cadastro Ambiental Rural (CAR), documento necessário para acesso às linhas de créditos

Adriana Assunção/VGN Agro

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Pública de Mato Grosso – Sinterp, Gilmar Brunetto, popular Gauchinho, destacou durante audiência pública nessa quinta-feira (30.11) as principais demandas da agricultura familiar. Brunetto destacou ainda, o apoio do presidente da Assembleia Legislativa (AL/MT), deputado Eduardo Botelho (União) na reestruturação da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural – Empaer.

Entre as demandas, consta a dificuldade dos pequenos produtores rurais obter o Cadastro Ambiental Rural (CAR), documento necessário para acesso às linhas de créditos.

“Precisamos resolver o problema do CAR, precisamos resolver a questão da água. Muitas comunidades sequer têm água para beber, imagina para produzir, precisamos resolver o problema da energia. Então, vamos defender um programa de energia solar para os agricultores familiares. Temos emendas no Fundo Estadual da Agricultura Familiar, também vamos propor 40% deste recurso, porque hoje em dia é muito difícil um agricultor vender um queijo, vender uma dúzia de ovo, porque ele precisa do selo”, destacou Gilmar Brunetto.

A declaração foi durante audiência pública requeridas pelos deputados: Eduardo Botelho, Wilson Santos (PSD); Janaina Riva (MDB); Júlio Campos (União) e Valdir Barranco (PT). Em relação à audiência pública, que discutiu o Fundo de Apoio à Agricultura Familiar – Fundaaf e a reestruturação da Empaer, Botelho defendeu que o trabalho aconteça em cooperativismo.

O parlamentar destacou ainda, um convênio com a Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), para que recursos da instituição sejam usados para contratação de técnicos, veterinários e laboratorista para fazer a certificação dos produtos dos pequenos municípios, para alavancar a agricultura familiar.

A Secretaria Estadual de Agricultura Familiar – SEAF, sob comanda da secretária Tetê Bezerra, informou que muitos produtores da agricultura familiar não têm acesso às linhas oficiais de crédito rural, devido pendências de regularização ambiental e fundiária. Das 162 mil famílias da agricultura familiar, apenas 10% estão registradas no Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF), sistema oficial de acesso às políticas públicas existentes no setor.

Leia também: Deputado Fabio Garcia é exonerado da Casa Civil

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760