26 de Abril de 2024
26 de Abril de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Várzea Grande Domingo, 21 de Outubro de 2018, 10:16 - A | A

Domingo, 21 de Outubro de 2018, 10h:16 - A | A

Lei em vigor

Menores flagrados usando narguile em VG serão conduzidos à Delegacia, diz secretário

Adriana Assunção/VG Notícias

Reprodução

narguile

 

A Lei n.º 4.395/2018 que proíbe a comercialização e uso em locais públicos do narguile, bem como a comercialização para menores de 18 anos foi sancionada pela prefeita Lucimar Campos (DEM), na última quinta-feira (18.10). Segundo o secretário de Defesa Social, comandante Homero Evandro, a fiscalização será a partir de denúncias. Leia Mais: Vereadores aprovam lei que proíbe uso de narguiles em locais públicos abertos e fechados de VG

“Se a viatura se deparar com o adolescente utilizando do narguile ele será conduzido à Delegacia, a princípio, estamos atuando com denuncias ou flagrante. A maioria das chamadas que recebemos foram de condomínios residenciais. A lei vai funcionar, e vamos ficar atentos a toda denúncia”, assegurou Homero.

Quanto aos estabelecimentos comerciais flagrados infringindo a lei, estes estarão sujeitos a pagar multa de 10 UPFs, cassação do alvará de funcionamento pelo prazo de dois dias, e até fechamento do estabelecimento. Homero explicou que nestes casos, a Guarda Municipal ou a Polícia deve acionar a Prefeitura: “Nesse caso vamos acionar a Gestão Fazendária, ou o desenvolvimento Urbano para verificar se as mesmas tem Alvará.”

Em Cuiabá, segundo o secretário Municipal de Ordem Pública de Cuiabá, o Coronel da Polícia Militar de Mato Grosso Leovaldo Sales, desde que o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) sancionou a lei que proíbe a comercialização e uso em locais públicos de narguile em julho de 2018, os usuários se disciplinaram e não houve nenhum registro de caso.

“A lei está funcionando, mas até agora não tivemos uma ocorrência com relação a execução dessa lei. A lei deu uma disciplinada, quem está usando narguilé está usando conforme a determinação da lei, em local adequado devidamente separado para essa finalidade, memores não tem utilizado. Os estabelecimentos que usavam aqui na avenida dos Trabalhadores tinha fechou”, afirmou.

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760