27 de Abril de 2024
27 de Abril de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Várzea Grande Domingo, 13 de Outubro de 2019, 09:00 - A | A

Domingo, 13 de Outubro de 2019, 09h:00 - A | A

Várzea Grande

Após cancelamento da eleição, Conselho aumenta número de colégios eleitorais

Gislaine Morais/VG Notícias

Reprodução

Conselho Tutelar

 Nova eleição para conselheiros tutelares

Após a suspensão do processo eleitoral para escolha dos novos conselheiros tutelares de Várzea Grande, que estava prevista para ocorrer em 06 de outubro, ficou remarcada para o próximo dia 20 de outubro. O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), além de remarcar a nova data, também fez algumas alterações referentes aos números de colégios eleitorais e números de membros da Comissão.

Um dos itens alterados, e que pode ter sido talvez, um dos maiores responsáveis pelo cancelamento das votações, é a alteração no número de colégios eleitorais aptos para as votações.

Matéria relacionada: O que se viu hoje em VG com relação às eleições de conselheiros é vergonhoso”, diz internauta

De acordo com a lista divulgada no primeiro edital 01/2019/CMDCA/VG, do dia 30 de abril deste ano, apenas seis escolas municipais teriam sido escolhidas. Já o novo edital 09/2019, 14 escolas foram selecionadas para receber os eleitores várzea-grandenses, entre elas, cinco escolas estaduais no município. Dentre elas, estão as Escolas Estaduais Professora Adalgisa de Barros, Fernando Leite de Campos, ambas na região Central, Nadir de Oliveira, localizada no bairro Jardim Glória e a Escola Estadual José Leite de Moraes, no grande Cristo Rei. Confira a lista completa.

Conforme o oticias divulgou no último domingo dia (06), muitos eleitores insatisfeitos com os locais de votação escolhidos pelo CMDCA, entraram em contato com a redação para se pronunciarem. Segundo um internauta que se identificou como Jonas, os organizadores desconheceram as maiores escolas estaduais da região do Cristo Rei e colocaram na Escola Municipal Ana Rosa, com tamanho insignificante para abrigar todas as 15 escolas desta região.

Em relação às outras regiões, Jonas disse que tinha mais quatro escolas municipais sem estrutura para atender outras 79 escolas. Ele classificou os organizadores como "sem noção" e ainda revelou que a apuração estava marcada para ocorrer no estacionamento da Secretaria de Assistência Social, também outro lugar sem condições nenhuma.

Outro item  alterado foi o local da apuração da votação. Consta da publicação, que no próximo dia 20, a partir das 17h00 na sede do anexo II da Secretaria de Educação de Várzea Grande.

Outra mudança significativa no edital 09/2019 foi à destituição da 1ª Comissão do Processo de escolha de Membros do Conselho Tutelar. A nova Comissão passa a contar com 16 membros, entre eles, dois representantes da Câmara de vereadores do Município. “A Comissão do Processo de escolha de Membros do Conselho Tutelar Instituída no edital n.º 01/2019/CMDA fica, neste ato, destituída das funções. Ainda, neste ato, fica instituída nova Comissão do Processo de escolha de Membros do Conselho Tutelar, composta por 16 (dezesseis) membros titulares”, diz trecho da publicação.

Propaganda do candidato - Conforme o edital, será permitida a propaganda virtual até às 23h59 min do dia 18, para os 144 candidatos inscritos.

Proibidos - Vale lembrar que os eleitores que em 15 de julho deste ano não estavam aptos com à Justiça Eleitoral, mesmo estando agora regulares, não poderão votar. Conforme o Tribunal Regional Eleitoral, Várzea Grande teve 54 mil eleitores com seus títulos anulados por falta de recadastramento ou de biometria.

Denúncia - Todo cidadão, desde que apresente elementos probatórios, poderá dirigir denúncia ao CMDCA/VG, sendo vedado o anonimato. As denúncias relativas ao descumprimento das regras do Processo de Escolha, durante a realização do pleito eleitoral, deverão ser formalizadas por escrito e protocoladas exclusivamente no CMDC/VG, que estará funcionando em regime de plantão, das 08h às 17h horas, na sede da Secretaria Municipal de Assistência Social de Várzea Grande.

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760