A educação, cultura e inserção dos haitianos na sociedade, especificamente em Mato Grosso, que abrange o tema: “O Haiti é aqui. O Haiti não é aqui”, foi o principal assunto discutido nesta quinta-feira (19.05), na 14ª Semana de Museus, Museus e Paisagens Culturais, realizada no auditório II,do Bloco C do Centro Universitário de Várzea Grande(Univag), entre coordenadores, professores da instituição e representantes de órgãos, além de palestrantes haitianos.
O evento foi aberto pelo poeta e artista plástico haitiano, Eniel Gachette, que declamou a poesia Um dia como Hoje. Já as acadêmicas de Pedagogia e Serviço Social apresentaram a performance; Diversidade de Lenine.
A representante da Secretaria de Educação de Mato Grosso (Seduc), mestre em Educação pela UFMT , Aurea Gardene falou sobre as medidas tomadas pela Seduc para incluir a população haitiana na educação básica, não só em Cuiabá, mas também no interior do estado, explicando que no município de Colider são realizadas aulas de campo para facilitar os haitianos no meio social.
A mestre em educação destacou que a língua portuguesa é uma das maiores dificuldades de aprendizado dos haitianos.
A inserção e integração desse grupo no meio social e cultural é o melhor caminho para assegurar o direito dessas pessoas no mercado de trabalho.
O presidente do Conselho Estadual de Educação, professor e Me. Carlos Alberto Caetano abordou o tema: O processo Migratório: necessidades do marco relatório. Já o professor do Univag, Me. Allan Kardec Benitez, explicou sobre a presença haitiana em Mato Grosso, destacando os aspectos políticos e sociais.
A mesa redonda também foi composta pela professora de Serviço Social da instituição Dra. Rosana Lia Ravache, além da professora Dr. Maria Thereza de Oliveira Azevedo, da UFMT.
O professor do Ceja Almira Amorim, Rafael Alexandre Lira, falou sobre o Haiti e suas paisagens.
O presidente da Associação em Defesa dos Migrantes Haitianos em Mato Grosso, Clercius Monestine discutiu a História e Cultura Haitiana. E o presidente da Associação de Suporte às Atividades dos Migrantes no Brasil, Duckson Jacques, ministrou o trabalho da Associação. A haitiana Danize Civil fez parte da mesa de convidados, discutindo a situação do atendimento á saúde aos haitianos em Cuiabá.
A semana de Museus, contou com a presença do professor Dr. Jorge Eto, representando a reitoria. Da coordenadora e articuladora do evento, professora e Dr. Anna Maria Ribeiro da Costa, professora Ma. Mabel Strobel Moreira da Silva e das coordenadoras de Pedagogia, Ma. Regina Simião, Serviço Social, Ma. Terezina Fátima Paes de Arruda e Letras, Dra. Alba Valéria Alves.
O evento é em parceria com o Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) e o Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso (IHGMT). Centenas de alunos de Pedagogia, Letras, Serviço Social e de outros cursos de graduação do Univag assistiram as palestras.
Para a coordenadora e articuladora do evento, professora Dra. Anna Maria Ribeiro, são vários questões que envolvem a migração dos haitianos no Brasil. A ideia é mostrar um pouco sobre a história e cultura dessas pessoas e como elas estão sendo encaminhadas ao mercado de trabalho através da educação que o Estado vem oferecendo.
E a programação segue até terça-feira 24 de maio
Sexta- feira 20 de maio
Espaço e tempo na geografia contemporânea
Prof°. Dr. Rosana Lia Ravache
Bloco D, Salas 2208 e 1308
Terça -feira 24 de maio
A organização pedagógica na perspectiva da Educação das relações éticas e raciais dos estudos da história local
Prof°. Ma. Mabel Strobel Moreira
Bloco D, Sala T 104
Parcerias
Secretaria Estadual de Educação
Conselho Estadual de Educação
CEJA Almira de Amorim Silva
Centro de Pastoral para Migrantes
Organização de Suporte às Atividades dos Migrantes do Brasil (OSAMB)
Associação em Defesa dos Migrantes Haitianos em Mato Grosso (ADMH-MT)
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).