A queda de temperatura em Cuiabá motivou um grupo de pessoas na capital a lançar um projeto de arrecadação e doação de roupas de frio para moradores de rua e pessoas carentes que não têm como se proteger das baixas temperaturas. Chamado de Cabide Solidário, o projeto iniciou em praças da região central da cidade nesta quinta-feira (24.07). As peças de roupas foram colocadas em cabides e penduradas em postes, árvores e no coreto das praças. Em poucos instantes as roupas foram recolhidas por pessoas que passavam pelo local.
O projeto foi lançado pelo Gabinete Estadual da Liderança Juvenil da Ordem DeMolay de Mato Grosso. De acordo com o mestre conselheiro estadual da instituição, Victor Martins, ao todo 200 peças foram arrecadas para distribuição. A ideia é estimular as pessoas a doarem agasalhos que não estão sendo usados e permitir que essas peças sejam utilizadas por quem necessita.
Conforme o conselheiro, o incentivo começou após os integrantes do grupo verificarem que a temperatura na capital iria cair. “Eu vi esse projeto no sul do Brasil e pensei em adaptá-lo aqui", explicou ao G1. Segundo ele, como as quedas de temperatura não são comuns em Mato Grosso, muitas pessoas não têm por hábito comprar roupas de frio.
Outro participante do grupo, Lucyomar França comentou que o gesto simples e filantrópico constitui em colocar peças de agasalhos pendurados em cabides nas praças públicas de Cuiabá, para que as pessoas que não têm condições possam ser agraciadas. Um cartaz junto às roupas penduradas explica o projeto: "Se você está com frio, fique à vontade, este casaco é seu!". O cartaz também estimula que quem quiser doar algum agasalho pode pendurá-lo nos cabides espalhados pelas praças.
Os pontos de distribuição estão localizados nas Praças Ipiranga, Rachid Jaudy, Alencastro e no ponto de ônibus localizado em frente ao campus de Cuiabá da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), na Avenida Fernando Corrêa da Costa.
Os participantes do projeto ficam durante o dia visitando os quatro pontos para receber a doação e fazer reposição das peças e cabides que já foram doados. Além de Cuiabá, o projeto está sendo realizado em Rondonópolis, Aragarças, Sinop e Sorriso
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).