Visando resolver a situação de pessoas em situação de rua, o prefeito de Criciúma, em Santa Catarina, Clésio Salvaro (PSD), tem adotado a ideia de reintegração social por meio de trabalho. Para ele, é possível transformar a realidade desses cidadãos e da cidade como um todo, por meio de medidas práticas e inclusivas.
No vídeo compartilhado em sua rede social nesta segunda-feira (05.02), Clésio aparece ao lado de uma pessoa em situação de rua, e em seguida, ele chama o secretário de Assistência Social e Habitação de Criciúma, Bruno Ferreira. Na conversa com Bruno, o mandatário diz: “Ele tomou um porre, costuma dormir na rua, né? Agora tu pega ele, leva ali para Casa de Passagem, a nossa Casa de República, dá um banho e coloca ele capinar e cortar a grama hoje”. A ideia foi bem recebida pelo morador, identificado no vídeo como Marcos.
Salvaro destacou que a Prefeitura tem locais de trabalho destinados para essas pessoas e afirmou que pretende ajudar, entretanto, aqueles que não demonstrarem interesse vão “embora da cidade”.
"Aquele que quer trabalhar, a gente encaminha para o mercado de trabalho. O vadio vai embora dessa cidade", afirmou Clésio.
O projeto de reintegração é uma iniciativa de cadastramento para oportunidades de emprego, que é desenvolvido pela Prefeitura de Criciúma em conjunto com a Polícia Militar, a Defesa Civil e a Secretaria de Ação Social. Esses esforços visam não apenas a limpeza e organização da cidade, mas também o tratamento e recuperação de indivíduos com doenças ou dependências químicas.
Nas redes sociais, internautas elogiaram a medida encontrada pelo mandatário. "E ainda tem gente que critica ações assim. Bravíssimo!", disse um internauta. "Isso aí prefeito!! Quem trabalha não tem tempo para vagabundagem", afirmou outro. "Trabalho dignifica o home", destacou um terceiro.
Leia também - Dono de padaria se irrita com uso de notebook na mesa e tenta agredir cliente
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).