A hipertensão ou como muitos conhecem pressão alta, é uma doença crônica caracterizada por níveis elevados da pressão sanguínea nas artérias.
Para identificar os sinais da pressão alta, é necessário estar atento aos seguintes sintomas, enjoo, tontura, dor de cabeça forte, cansaço, dificuldade para respirar, dor no peito, dor na nuca, palpitações, entre outros.
De acordo com dados da Sociedade Brasileira de Cardiolgia (SBC), cerca de 30% da população brasileira é afetada pela doença.
Vale destacar também, que muitos casos de hipertensão é tratada em nível ambulatorial, são poucas às vezes que o paciente é internado.
Importante lembrar que ter episódios de pressão alta não significa que a pessoa é hipertensa, pois, deve-se encaixar na maioria dos sintomas citados anteriormente.
É considerada pressão alta quando o valor é igual ou superior a 14/9 mmHG (milímetro de mercúrio).
Portanto, é de extrema importância tomar os cuidados necessários com a saúde. E para evitar a pressão alta é preciso adotar um estilo de vida mais saudável, manter o peso adequado, não fumar, e principalmente não ingerir uma alta quantidade de sal nos alimentos.
Leia mais - Coxinha de Sorocaba: Uma delícia criada em 1993
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).