O Senado Federal lança, no próximo 4 de abril, a reedição do livro “Marphysa”, de Dunga Rodrigues, em evento programado para o Cine Teatro Cuiabá. O livro faz parte da ampla obra da escritora, jornalista, cronista e musicista, considerada uma das mulheres mais importantes para a cultura cuiabana.
“Marphysa” foi apresentado pela primeira vez em 1981 e as edições foram esgotadas. A AML relançou o livro que se esgotou novamente. Agora, a reedição nacional terá ampla tiragem e ficará no acervo da editora do Senado Federal.
Reviver o romance de Dunga Rodrigues foi possível graças à articulação do senador Wellington Fagundes (PL-MT), que recebeu a solicitação do curso de pós-graduação em Literatura da Unemat. Após a autorização da família, a intermediação foi feita pela pesquisadora Dra. Walnice Vilalva, atual coordenadora geral do Ppgel-Unemat. O livro conta com a apresentação crítica do escritor e pesquisador Eduardo Mahon.
“Dunga agora é uma escritora nacional”, pondera Mahon que acrescenta “Transcender fronteiras e circular com esse timbre é o que buscamos. A literatura brasileira produzida em MT vai ter na Dunga uma embaixatriz”.
O livro retrata os costumes de Cuiabá no início do século XX e os conflitos entre as tradições e costumes e uma sociedade pré-industrial, marcada por uma vida mais agitada e por um novo modelo de consumo. Em outras palavras, refere-se a uma sociedade em transição.
“Dunga Rodrigues é uma referência para a cultura. É o sumo da cuiabania, o que há de melhor. Marcou sua época como protagonista em vários momentos, foi vanguarda e continua a ser sinônimo de emancipação feminina”, avalia o senador.
O lançamento está marcado para as 19 horas, no Cine Teatro Cuiabá, e contará com a apresentação da dupla Nico e Lau e do trio Pescuma, Henrique e Claudinho.
A entrada é gratuita.
Leia também: Membros do União Brasil contestam filiação de Moro e “barram” candidatura à Presidência
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).