A empresa americana de entregas de refeições prontas Doordash, número um no delivery de comida nos Estados Unidos à frente da Uber Eats, está de olho no mercado brasileiro. O momento é decisivo para a entrada de competidores na categoria no país, após um acordo firmado em fevereiro entre o líder iFood e o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) que busca equilibrar a concorrência no setor e atrair novas empresas ao país.
Conforme o Valor apurou, recentemente a Doordash, que conta com 59% do mercado de delivery de comida nos EUA, segundo dados da consultoria Statista, contratou uma empresa de recrutamento em busca de profissionais de tecnologia e análise de dados que atuam no setor.
Procurada pelo Valor, a Doordash confirmou que está contratando na região e que está “animada com os talentos técnicos locais no Brasil”. A empresa não informou se abrirá uma operação no país.
“Embora estejamos sempre pensando em maneiras de aprimorar e dimensionar nossa plataforma para atender mais clientes, comerciantes e ‘Dashers’ em todo o mundo, isso não está diretamente vinculado a nenhum plano de iniciar operações aí”, disse a empresa por meio de sua área de comunicação. A entrada de um concorrente de peso no setor é um dos reflexos esperados pelo Cade após ter firmado um Termo de Cessação de Conduta (TCC) com o iFood.
“A chegada de um concorrente seria um sinal muito bacana de que possa haver competição nesse mercado e o setor precisa disso”, afirma Paulo Solmucci, presidente executivo da Abrasel. “Antes, quem já tinha enxergado o Brasil pulou fora, como a Uber Eats”.
No fim de 2020, a Abrasel juntou-se aos aplicativos Rappi, 99 e UberEats em petições junto ao Cade pedindo que a autarquia investigasse as práticas adotadas pelo iFood em contratos exclusivos com estabelecimentos.
A investigação gerou o TCC firmado há um mês e com duração de quatro anos. O serviço de delivery de refeições da Uber deixou o mercado brasileiro em março do ano passado.
Em 2022, a Uber Eats contava com 24% do mercado americano de delivery, 35 pontos percentuais atrás da Doordash, segundo dados compilados em julho de 2022 pela Statista.
A Grubhub, fundada em Chicago, está em terceiro, com 14% do mercado americano. Em quarto vem a Postmates, com 3%, que podem ser contabilizados pela Uber Eats já que foi adquirida pela Uber em julho de 2020, por US$ 2,65 bilhões.
Na avaliação de Koen van Gelder, analista da Statista, mesmo após um salto de demanda no auge da pandemia da covid-19, “os aplicativos de delivery tendem a crescer não apenas nos Estados Unidos”.
A consultoria projeta que a receita de entrega de comida on-line em todo o mundo seja de US$ 85 bilhões em 2024, alta de 60,4% sobre o resultado de US$ 53 bilhões em 2019, antes da pandemia. No Brasil, o setor deve fechar 2023 faturando US$ 766,3 milhões, 20% acima do resultado de US$ 638,3 milhões em 2022.
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