Reila Maria/Câmara dos Deputados/08-10-2019
A notícia foi divulgada através das redes sociais do deputado.
O deputado federal José Carlos Schiavinato (PP-PR) morreu na noite desta terça-feira, aos 66 anos, em Brasília, vítima da Covid-19. Ele foi o primeiro deputado federal a morrer pela doença, que já matou três senadores.
Schiavinato estava internado desde o início de março em um hospital em Brasília. Segundo a assessoria do parlamentar, ele sofreu uma série de infecções provocadas pelo novo coronavírus e acabou não resistindo.
A notícia foi divulgada através das redes sociais do deputado: "Esperávamos um milagre. E ele não veio. Ou aconteceu de uma forma que agora não sabemos compreender. José Carlos Schiavinato acabou de falecer na noite dessa terça-feira, 13 de abril", diz uma postagem no Instagram.
No mês passado, a esposa do parlamentar, Marlene, já havia falecido. De acordo com comunicado divulgado pela família na época, Marlene tratava um câncer e também contraiu a Covid-19. Como já estava internado, o deputado não chegou a ser informado sobre a morte da esposa.
O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), lamentou o falecimento de Schiavinato e decretou luto oficial. As atividades da Câmara foram suspensas nesta quarta-feira. Estava prevista uma audiência com o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, na Comissão de Fiscalização. No plenário, estava pautado um projeto que prorroga a Lei Aldir Blanc.
Antes de ingressar na Câmara dos Deputados, José Carlos Schiavinato foi prefeito de Toledo (oeste do Paraná) por dois mandatos, de 2005 a 2012, e deputado estadual por um mandato, entre 2015-2018.
O governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior, lamentou a morte do deputado: “Me solidarizo com a família e os amigos neste momento de dor e tristeza. Schiavinato batalhou muito em prol do Paraná como prefeito, deputado estadual, deputado federal e liderança política”, afirmou o governador.
No Senado, faleceram devido à Covid-19 Arolde de Oliveira (PSD-RJ), José Maranhão (MDB-PB) e Major Olímpio (PSL-SP).
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).