O vice-presidente da Câmara Municipal, Haroldo Kuzai (SDD), assumiu o comando da prefeitura de Cuiabá nessa sexta-feira (8), no lugar do prefeito Mauro Mendes (PSB), que saiu de férias. O vereador deve permanecer no cargo até o próximo dia 25. A posse do parlamentar como interino só foi possível graças a uma emenda na lei orgânica do município, de novembro de 2015, que mudou a linha sucessória do posto.
Como Cuiabá não tem vice-prefeito, já que o eleito, João Malheiros, renunciou ao cargo, o primeiro na sucessão seria o presidente da Câmara, Júlio Pinheiro (PTB). Ele, no entanto, também está em férias. Antes da mudança na lei municipal, quem assumiria o cargo nesse caso seria o procurador-geral do município, Rogério Gallo.
Entretanto, a Emenda nº 38, do dia 26 de novembro de 2015, estabelece que se o presidente da Câmara não puder assumir o cargo de prefeito, quem toma posse é o vice-presidente. E, caso ele não possa ser o prefeito interino, o procurador-geral do município assume o posto. A alteração na legislação foi publicada no Diário Oficial de Contas do dia 30 de novembro do ano passado.
Perfil
Haroldo Kuzai (SDD) é conhecido como Haroldo da Açofer, e foi eleito vereador em 2012 com 4.010 votos, quando ainda fazia parte do PMDB. Formado em direito, ele tem 34 anos eé empresário. Ele foi para o partido Solidariedade em 2013.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).