O deputado estadual Lúdio Cabral (PT) sugeriu em entrevista à imprensa nesta quarta-feira (04.12) o nome do prefeito de Rondonópolis, José Carlos do Pátio, popular Zé do Pátio (PSB) para disputa ao Governo do Estado. Ele também apontou a possibilidade de uma aproximação com políticos de direita e de centro caso lideranças do União Brasil se dividir, neste cenário, o partido poderia apoiar o senador Jayme Campos (União) ao Governo.
“A minha preferência é pelo nome do José Carlos do Pátio como candidato a governador em 2026, mas é uma preferência pessoal minha. O trabalho dele à frente da Prefeitura de Rondonópolis por si só é um capital político para disputa do Governo. Ele foi um excelente gestor em Rondonópolis, saneamento, habitação, saúde, educação e infraestrutura da cidade. (...) Um excelente nome que amplia nosso arco em 2026 porque nos permite trazer o PSB”, destacou Lúdio Cabral.
Lúdio Cabral, que pretende disputar reeleição, também cogitou outro cenário. Neste cenário Jayme Campos poderia receber apoio do PT e da federação. A aliança reuniria uma parte da esquerda, da centro-esquerda e da direita.
União Brasil: Tem muita gente para poucas vagas
“O União Brasil tem problemas internos, tem muita gente para poucas vagas. O governador fez uma aproximação com a extrema-direita. Então, eu acredito que esse campo vai se dividir. Ao se dividir podemos atrair uma parcela dele para essa aliança, que terá a centro-esquerda, o PSD, e pode ter outras lideranças políticas, Jayme Campos por exemplo é uma liderança que poderá vir. Há uma outra possibilidade de Jayme ser candidato ao Governo de um arco mais amplo, que poderia ter nosso apoio. É um diálogo que vai ser feito nacionalmente”, analisou Cabral.
Em sua leitura, Lúdio Cabral destacou a opção da construção da chapa centro-esquerda com o centro, neste caso, com José Carlos do Pátio ao Governo. Mas, caso se amplie o arco de aliança, o nome do senador Jayme Campos é bem avaliado. “Agora, Jayme Campos está no União Brasil hoje. Estou especulando um cenário em que o grupo do Governo se divida.”
Cabral participa nesta quinta (05) e sexta (6) do seminário nacional do PT para balanço Nacional das eleições de 2024 e de projeção para 2026, em Brasília.
Carlos Fávaro e Rosa Neide
Sobre o nome do ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, Lúdio Cabral o qualificou como a principal liderança do grupo no Estado. No entanto, até o momento, o ministro trabalha por uma reeleição.
“Até onde eu conversei com ele, depois da eleição não encontramos ainda, ele pretende disputar reeleição. Embora eu o veja como um nome em condições de disputa ao Governo do Estado. Precisamos encontrar um nome para a disputa do Governo do Estado. A Rosa Neide [ex-deputada federal] é um bom nome, mas temos outros no nosso campo”, afirmou Lúdio.
Leia também: Presidente do Intermat terá que explicar venda de área do Estado para fazendeiro por R$ 674 mil
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).