26 de Abril de 2024
26 de Abril de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Política Quarta-feira, 22 de Maio de 2019, 15:49 - A | A

Quarta-feira, 22 de Maio de 2019, 15h:49 - A | A

PEC 56/2019

Vereadores de MT apoiam PEC que unifica eleições e prorroga mandatos

Lucione Nazareth/ VG Notícias

Gilson Conzatti

 presidente da União dos Vereadores do Brasil (UVB), vereador Gilson Conzatti (MDB)

Mais de 1,4 mil vereadores de Mato Grosso realizam um ato público no próximo dia 30 de maio em favor da Proposta de Emenda à Constituição (PEC 56/2019), que unifica as eleições no Brasil, prorrogando mandato de prefeitos e vereadores de todo o país por mais 2 anos.

A proposta de autoria do deputado federal Rogério Peninha Mendonça (MDB/SC) prevê que as eleições sejam realizadas para todos os cargos vereador, prefeito, deputado estadual, deputado federal, senador, governador e presidente, em um único período eleitoral, em não mais em dois, no caso prefeito e vereador; e após dois anos, eleições para os demais cargos.

Na justificativa da proposta, Mendonça argumentou que o alto custo de cada pleito eleitoral já justificaria a iniciativa, que em 2018, por exemplo, chegou à casa dos R$ 900 milhões.

Conforme a Câmara dos Deputados, a PEC já recebeu parecer favorável do relator, deputado federal Valtenir Pereira (MDB/MT). Apesar disso, não existe previsão do projeto de quando o projeto será encaminhado para apreciação do Plenário da Câmara dos Deputados.

O presidente da União dos Vereadores do Brasil (UVB), vereador por Iraí-RS, Gilson Conzatti (MDB) afirmou que acredita na aprovação da proposta. “Esta PEC é fundamental para nós vereadores, o Senado Federal realizou um levantamento e comprovou que o nosso país tem as eleições mais caras do mundo. Essa proposta trará economia para o Brasil, em um projeto econômico e coerente com o atual sistema eleitoral do país", apontou o parlamentar.

O encontro em Cuiabá será no dia 30 de maio, a partir das 14horas, no Centro de Eventos do Pantanal.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760