02 de Dezembro de 2024
02 de Dezembro de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Política Quinta-feira, 25 de Abril de 2024, 16:08 - A | A

Quinta-feira, 25 de Abril de 2024, 16h:08 - A | A

CERCA DE 30 MILHÕES

Chico articula início de cirurgias eletivas em Cuiabá pagas com emendas impositivas

Chico 2000 acredita que “a falta de recursos” não será mais o problema para não realizar as cirurgias eletivas na Capital

Adriana Assunção & Angelica Gomes/VGN

O presidente da Câmara de Cuiabá, Chico 2000 (PL) afirmou em entrevista à imprensa nesta quinta-feira (25.04) que se reuniu com o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB), para discutir sobre as cirurgias eletivas, que serão realizadas com quase R$ 30 milhões das emendas impositivas destinadas pelos parlamentares no Orçamento Municipal de 2024.

Chico 2000 acredita que “a falta de recursos” não será mais o problema para não realizar as cirurgias eletivas na Capital, considerando que o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) conta agora com as emendas impositivas, que “sabe da importância e da obrigação de cumpri-las”.

“A grande maioria dos vereadores colocaram suas emendas impositivas para podermos zerar a fila de cirurgias eletivas, fila esta que hoje tem em torno de oito mil pessoas”, declarou o presidente.

Segundo Chico, na reunião com o prefeito e com o secretário de saúde do município, Deiver Teixeira, foi cobrado um cronograma de repasse de emenda para a Secretaria de Saúde. A medida, segundo ele, atende também o Ministério Público Estadual (MPE). “Não é justo exigir que se repasse tudo, porque as cirurgias são feitas mensalmente, então, esse valor pode também ser diluído ao longo de seis meses, que é o prazo para zerar a fila.”

Chico 2000 afirmou ainda, que nas últimas reuniões foi estabelecido um prazo de 15 dias para apresentação de toda a organização e previsão de lançamento do início das cirurgias seletivas. O presidente da Casa de Leis também explica, que as cirurgias não serão somente para moradores de Cuiabá, como previsto inicialmente.

“O Ministério Público apresentou argumentos da impossibilidade, em razão do SUS ser universal. Mas a grande maioria serão cuiabanos. Esses 30 milhões iniciais de emenda dos vereadores são suficientes para zerar essa fila e 25% desses valores serão colocados em OPM, são órteses e próteses, porque não adianta você falar de uma cirurgia cardíaca, se você não tem o extenso para se colocar, falar de uma cirurgia ortopédica, se você não tem a chapa, parafuso e “etc”, o que precisar. Então, 25% desse valor está sendo destinado para órteses e próteses”, declarou Chico.

O presidente da Câmara afirmou que uma das exigências dos vereadores é que essas cirurgias sejam realizadas no Pronto-Socorro antigo. “O Pronto-socorro antigo está equipado com médicos, com profissionais, com centro cirúrgico, com UTI.

Vereadores alocam recursos para cirurgias eletivas exclusivas aos pacientes da capital

ATUALIZAÇÃO DE CADASTRO

Chico também fez um apelo para a população atualizar seu cadastro na Secretaria Municipal de Saúde, segundo ele, há casos de pacientes chamados, que não apareceram para o procedimento.

“Antes de falarmos de zerar a fila, precisamos pedir à população para atualizarem seus cadastros, endereço, telefone, porque essas pessoas receberão um telefonema da Secretaria de Saúde no setor apropriado, informando de data e hora ou qualquer outra necessidade para a internação e realização da cirurgia.”

Leia mais: Câmara de Cuiabá aprova Orçamento de R$ 4 bilhões para 2024

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760