26 de Abril de 2024
26 de Abril de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Política Domingo, 16 de Dezembro de 2018, 12:35 - A | A

Domingo, 16 de Dezembro de 2018, 12h:35 - A | A

Troca de Acusações

Vereadora de VG chama subsecretária de incompetente; Servidora reage

Edina Araújo & Adriana Assunção/VG Notícias

Reprodução Facebook

Jânio, Viviane e Gisa

Vereador Jânio Calistro e filha, Viviane  e Gis Barros


 

A vereadora Gisa Barros (PSB), na sessão de quinta-feira (13.12), classificou como 'incompetente' a subsecretária de Meio Ambiente de Várzea Grande, Viviane Souza Nascimento, filha do colega de parlamento, vereador Jânio Calistro (PSD). Gisa que vinha criticando a titular da pasta sistematicamente, Helen Farias, mudou a “artilharia” para a subsecretária.

“Quando a Helen sai, a Secretaria perece, perece porque nós não temos uma subsecretária técnica e competente que a represente quando ela sai, por isso, está o caos que se encontra aquela Secretaria”, criticou a parlamentar.

Em sessões anteriores, Gisa criticou a ausência da chefe da pasta e a dificuldade para retirar licenças no município. A vereadora chegou a questionar se Helen cumpre expediente na SEMA do Estado ou na Secretaria de Meio Ambiente do município.

“Sabemos o porque a nossa secretária está lá né. Então, hoje eu quero falar da sub, que nós temos que ter uma sub ou um subsecretário que represente a Helen quando ela não está, para que a gente a procure, que se encontre dentro da Secretaria e nem isso conseguimos. Não tem a secretária que está procurando trazer beneficios para a cidade, mas também não tem a subsecretária”, reclamou.

A parlamentar mandou recado para a prefeita Lucimar Campos (DEM): “Então fica aqui essa reinvindicação ao Poder Executivo, que repense, quando colocar as pessoas para que represente uma Secretaria que coloque sim pessoas técnicas e competentes que nos represente”.

As reividicações da vereadora foram complementadas pelo vereador Chico Curvo (PSD): “Secretária precisa ser sabatinada, secretária titular né, vice-secretária precisa ser sabatinada, precisa passar por aqui. Então não é assim que é”, afirmou Curvo.

Outro lado - Ao oticias a subsecretária de Meio Ambiente de Várzea Grande, Viviane Souza Nascimento, rebateu as críticas daa vereadora. Viviane disse que Gisa desconhece a área que ela atua, que é Educação Ambiental, e antes de criticá-la, a parlamentar deve buscar informações corretas.

“Quem procurar a Secretaria para buscar informações sobre fiscalização, licenciamento, e regulamentação de festas, precisa ir até o protocolo e na coordenação, passando pela coordenação e protocolo quem assina e libera, é só a secretária, até porque a secretária é engenheira. Eu sou pedagoga, por isso, só respondo pela Educação Ambiental. Eu só substituiria a titular em casos extremos, se ela sair de férias, licença ou em casos de doença, fora isso, quem responde é só a secretária”, concluiu.

O vereador Jânio Calistro saiu em defesa da filha - e atribuiu as críticas a Viviane, como retaliação a ele, por conta de reunião que fez com o grupo de lambadão de Várzea Grande.  "Acontece que a vereadora Gisa Barros que sempre se achou a dona do lambadão, foi excluida. O grupo do lambadão me procurou pra eu interceder junto a prefeita Lucimar Campos pra agilizar as licenças pra eles. Só que eles não convidaram Gisa, que chegou a me mandar wahtsApp dizendo porque eu não queria ela na reunião. Eles me convidaram e não querem ela. Isso que está acontecendo", justificou o vereador, pai da subsecretária.

Outro lado - Ao oticias, Gisa Barros disse que as críticas em relação a subscretária não tem nenhuma relação com o lambadão, e que tem feito diversas críticas à secretária de Meio Ambiente, Helen Farias, não só ela, mas outros colegas de parlamento - e citou Chico Curvo e Sardinha.

Quanto a Helen Farias, Gisa disse que em recente reunião com a prefeita Lucimar Campos, a secretária de Meio Ambiente justificou as ausências com documentos comprovando que tem ido buscar recursos e benefícios na Secretaria de Estado de Meio Ambiente, e citou como conquista drones e GPs que trouxe ao município.

"Na última sessão eu falei da ausência da subsecretária na Secretaria. Quando o secretário não está, o subscretário tem que reprentá-lo. Fui na Secretaria diversas vezes e não encontrei a subscretária e tive que despachar com o coordenador de fiscalização, Morbeck", disse Gisa.

Sobre a subscretária, a vereadora afirmou que esteve na Secretaria por diversas oportunidades e não encontrou Viviane - e que verificou a produtividade da pasta - e se deparou com mais de dois mil processos parados. Gisa destacou que faz parte da frente parlamentar que está cuidando da nova lei que irá regulamentar a questão ambiental, como licenças, para desburocratizar a Secretaria.

 

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760