30 de Junho de 2024
30 de Junho de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Política Sexta-feira, 28 de Junho de 2024, 09:03 - A | A

Sexta-feira, 28 de Junho de 2024, 09h:03 - A | A

Projeto de Lei

Vereador “reza” por sanção de projeto que cria cemitérios para animais em Cuiabá

Caso sancionada, o prefeito tem 60 dias para regulamentar a criação de cemitérios para animais em Cuiabá

Adriana Assunção/VGN

A Câmara de Cuiabá aprovou um projeto de lei que institui cemitérios para animais não humanos no município de Cuiabá. A iniciativa de autoria do vereador Sargento Vidal (MDB) aguarda sanção do prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB).

Em entrevista ao nesta sexta-feira (28.06), Vidal afirma que reza pela sanção do projeto, que segundo ele permite ofertar um descanso digno aos animais, bem como, evitar o descarte inadequado dos restos mortais.

“Estou rezando para não vetar! O projeto é constitucional, não é ilegal e depende da sanção do prefeito. Eu tenho certeza que a Procuradoria opinando pela legalidade o prefeito sanciona. Vamos todos em oração para que esse projeto se torne lei”, declarou Vidal em entrevista ao .

O projeto aprovado por 16 votos favoráveis na sessão de terça-feira (25) cita que a Prefeitura Municipal de Cuiabá procederá o sepultamento de animais não humanos das famílias cuiabanas, Ong’s e protetores independentes cadastrados na Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano Sustentável – SMADESS, em campas e jazigos localizados nos cemitérios públicos.

"O cemitério para humanos - na lei deixa claro que eles têm que destinar 10% dos cemitérios públicos, que pertencem a Prefeitura, para enterro de pets ou ter um crematório no local. Os cemitérios privados podem fazer da maneira que eles acharem melhor ou a destinação de 10% ou o crematório, mas todos tem que ter”, disse Vidal.  

Projeto de Lei

A proposta também prevê que o enterro terá prioridade e gratuidade aos animais domésticos de estimação das famílias de baixa renda com o Cadastro Único devidamente atualizado e Ong’s. A taxa para o sepultamento de animais que não se enquadram na gratuidade será regulamentada pela Prefeitura.

Quanto aos cemitérios pertencentes a entidades particulares, estabelecerão regramento próprio para o sepultamento de animais não humanos em campas, jazigos e gavetas ou carneiras. “Fica instituído nesta lei que os cemitérios particulares reservarão 10% (dez por cento) da área total, para sepultamento de animais não humanos.”

Caso sancionada, o prefeito tem 60 dias para regulamentar no município.

Leia mais: Ministro do STJ cita "facção criminosa" e nega recurso do filho do governador de MT

 
 

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760