VGN Notícias

Secretário Gonçalo Aparecido de Barros disse que doses reservadas são para aplicação de nova dose em idosos acima de 65 anos
Pessoas que tomaram a 1ª dose da vacina contra a Covid-19, a Coronavac (desenvolvida pelo Instituto Butantan), em Várzea Grande podem ficar tranquilas que a 2ª dose está reservada, não correndo qualquer risco de perderam o prazo de validade da imunização que é de até 28 dias. A informação foi repassada ao VGN, pelo secretário municipal interino de Saúde, Gonçalo Aparecido de Barros.
Na semana passada, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, reconheceu a falta de novas doses da vacina a serem distribuídas aos Estados e municípios, afirmando que o problema estava sendo resolvido e pediu para as Prefeituras não judicializarem a questão. O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (DEM), disse que já solicitou à Secretaria de Estado de Saúde (SES/MT) um levantamento sobre a falta das doses para detectar qual teria sido o problema.
Leia Mais
Coronovac está em falta no Brasil; Governo pede para Estados e municípios não judicializarem
Governador promete apurar falta de doses da Coronavac em municípios de MT
Contudo, Várzea Grande está com as doses armazenadas. Conforme o secretário de Saúde, o município irá vacinar com a 2ª dose todas os idosos acima de 65 anos, que já receberam a primeira dose.
Barros explicou que a Secretaria Municipal de Saúde detém de doses da Coronavac guardadas para essa aplicação, pois não seguiu a recomendação do Ministério da Saúde, que em fevereiro deste ano orientou aplicação de 100% de dose de Coronavac distribuídas aos Estados e municípios.
“Em Várzea Grande, graças a Deus, temos essa situação sobre controle. Lá atrás o Governo Federal orientou em suas Resoluções para cada lote, a questão da Coronavac, que guardasse a segunda dose. Quando foi em fevereiro, o Governo mudou a orientação dizendo que poderia aplicar 100% de dose de Coronavac, assim como acontece com a AstraZeneca, tudo em primeira dose. Aqui em Várzea Grande resolvemos não seguir essa orientação. Ela era extraoficial e não estava nas Resoluções que vem do Ministério da Saúde. Aqui nós aplicamos aquilo que era de primeira dose e guardamos aquela que não era. Nós estamos resguardados e com estoque de vacina para aqueles que tomaram a primeira dose nos idosos acima de 65 anos”, declarou o gestor ao VGN.
Ele ainda afirmou que o Ministério da Saúde e o Governo do Estado já comunicou que será entregue nesta semana novas doses da Coronavac, e que parte destes imunizantes serão utilizados para aplicação da 2ª dose nas pessoas com idades entre 60 e 64 anos.
“Essas pessoas começamos a vacinar com a primeira dose na semana passada. Então já terão as doses reservadas”, finalizou.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).