O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse nessa quarta-feira (05.01) que as vacinas para a nova cepa do vírus influenza, denominada H3N2, um subtipo do vírus influenza A, conhecido como Darwin, deverão chegar ao Brasil em março. A informação foi dada durante coletiva para anunciar a vacinação das crianças contra a Covid-19.
Queiroga afirmou que o Ministério da Saúde está acompanhando os casos da nova cepa para avaliar a sua disseminação, assim como também os casos de flurona, nome dado à infecção simultânea pelo novo coronavírus e pela cepa H3N2.
“Infelizmente ainda não temos essas vacinas específicas. As vacinas só chegam no final do primeiro trimestre. Até porque a OMS indica a cepa no fim do ano e a vacina tem que ser produzida, e passar pelo processo regulatório”, disse o ministro.
Lembrando que ainda nessa quarta (05) foi registrado, de forma oficial, a primeira morte pelo novo surto de H3N2 em Mato Grosso. A vítima foi uma idosa de 68 anos que faleceu no dia 30 de dezembro em Cuiabá.
Leia Também - Cuiabá confirma primeira morte por H3N2; vítima tinha 68 anos
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).