26 de Abril de 2024
26 de Abril de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Política Quarta-feira, 05 de Dezembro de 2018, 22:51 - A | A

Quarta-feira, 05 de Dezembro de 2018, 22h:51 - A | A

Eleições 2018

TSE nega recurso a Fabris e mantém votos congelados; Allan Kardec fica com vaga na AL

Edina Araújo/VG Notícias

ALMT

Gilmar Fabris

 

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) negou, na noite desta quarta-feira (05.12), o recurso impetrado pela defesa do deputado estadual Gilmar Fabris (PSD), que tentava descongelar os 22.913 votos obtidos nas eleições de 2018. O relator do recurso, ministro do TSE, Admar Gonzaga, seguiu entendimento do Ministério Público Eleitoral, e negou o registro de candidatura de Fabris, eleito em 07 de outubro de 2018, em razão de condenação por peculato proferida pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT).

De acordo com a Lei da Ficha Limpa, condenados por órgão judicial colegiado pela prática de crime contra a Administração Pública ficam inelegíveis por oito anos.

A defesa de Gilmar Fabris alegou que na data do primeiro turno das eleições, o deputado estava em condições de concorrer, devido a uma liminar que suspendia os efeitos da condenação que o tornou inelegível. Para o MP Eleitoral, no entanto, a liminar concedida monocraticamente pelo relator dos embargos de declaração no Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), tinha caráter “precário e efêmero”, tanto que foi cassada quatro dias após o primeiro turno das eleições, em decisão do Plenário do Tribunal.

O vice-procurador-geral Eleitoral, Humberto Jacques de Medeiros, sustentou que apenas uma decisão de órgão colegiado competente poderia suspender os efeitos na esfera eleitoral, da condenação do político, por crime contra a Administração Pública. Segundo ele, essa exigência está prevista tanto no artigo 26-C da Lei Complementar 64/1990, quanto em jurisprudência do próprio TSE.

“O que temos aqui é alguém condenado em segundo grau por crime contra a Administração Pública – o mais execrável dos crimes para fim de inelegibilidade – com uma liminar precária e efêmera concedida pelo relator em embargos de declaração no 2º grau, e revogada ainda na fase de registro na Justiça Eleitoral”, destacou o vice-PGE durante o julgamento.

O relator do recurso, ministro Admar Gonzaga, concordou com a tese do MP Eleitoral e afastou a aplicação da Súmula 47 do Tribunal, ao caso. De acordo com a súmula, fatos novos que gerem impacto na elegibilidade de um candidato só podem ser considerados para a apresentação de recursos contra a expedição de diploma se surgirem até a data do pleito. Para o ministro, no entanto, esse entendimento não pode ser aplicado ao caso em questão.

“A jurisprudência é no sentido do não cabimento de recurso contra expedição de diploma, que é a única via para a arguição de inelegibilidades supervenientes, mas aqui ainda está em trâmite o processo de registro de candidatura”, argumentou, para afastar a aplicação da súmula. O ministro observou, ainda, o nítido caráter efêmero da liminar, que foi obtida pouco antes do pleito e revogada poucos dias após a concessão.

Fabris pediu ao TSE para que os seus 22.913 votos, fossem contabilizados e ele empossado no lugar de Allan Kardec (PDT), que obteve 18.629 votos no pleito. Porém, o relator votou pelo não provimento do recurso e Gilmar está inelegível.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760