23 de Novembro de 2024
23 de Novembro de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Política Quarta-feira, 18 de Março de 2020, 10:45 - A | A

Quarta-feira, 18 de Março de 2020, 10h:45 - A | A

em coletiva

Todos os atos da eleição suplementar ao Senado estão nulos, diz presidente do TRE/MT

Ele disse que vaga de senador está sub judice no STF

Lucione Nazareth/VG Notícias

O presidente do Tribunal Regional de Mato Grosso (TRE/MT), Gilberto Giraldelli, afirmou na manhã desta quarta-feira (18.03) que não vê qualquer empecilho para realizar a eleição suplementar ao Senado no dia 04 de outubro, juntamente com as eleições municipais.

“Para nós, independe da data, vamos cumprir a determinação do Tribunal Superior Eleitoral. Pode ser em maio, junho ou juntamente com as eleições municipais de outubro. Mas, ela será realizada seja qualquer data, somente após cessado o risco à saúde pública do Covid-19”, declarou o magistrado.

Apesar disso, Giraldelli apontou que existe possibilidade de que a eleição suplementar seja realizada nos dias 10 de maio e 21 de junho, de acordo com o calendário divulgado pelo TSE.

Gilberto deixou claro que com a suspensão do pleito todos os pretensos candidatos que pediram a desincompatibilização do cargo ou função pública podem retornar, e que tudo fica nulo. “Tudo ficou nulo. Não tem candidato. Agora cabe aguardar”.

Em relação a vaga ao Senado, o desembargador disse que o assunto é de responsabilidade do Supremo Tribunal Federal (STF) e que o órgão já está analisando pedido de Carlos Fávaro para assumir a função. “Esta questão está sub judice no STF. Nossa responsabilidade é apenas em realizar novas eleições”.

Leia Mais - PGR pede cassação da liminar concedida para Fávaro assumir Senado 

Conforme ele, com a suspensão da eleição prevista para 26 de abril, está sendo avaliado a possibilidade de reabrir o prazo para o eleitor regularizar o título e participar do pleito. Lembrando que o prazo para regularização, realização de biometria e transferências para participar da eleição suplementar encerrou em 21 de fevereiro.

Leia Mais - Mais de 2,1 milhões de eleitores estão aptos a votar na eleição suplementar em MT 

Ao final ele declarou: “A suspensão foi uma medida de prevenção contra o coronavírus em decorrência da possibilidade aglomeração de pessoas. Assim que cessado o risco à saúde uma nova data será marcada”.  

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760