25 de Abril de 2024
25 de Abril de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Política Terça-feira, 11 de Setembro de 2018, 14:18 - A | A

Terça-feira, 11 de Setembro de 2018, 14h:18 - A | A

Especial Setembro Amarelo

“Todas as pessoas pensam em morrer para fugir dos problemas”, diz psicólogo

José Wallison/VG Notícias

Arquivo Pessoal

DOUGLAS

 

Especial Setembro Amarelo* - O suicídio ainda é considerado um tabu e pouco debatido na sociedade. O tema é considerado um problema de saúde pública pela Organização Mundial da Saúde (OMS). A cada 45 minutos uma pessoa comete suicídio no Brasil e a cada 45 segundos no mundo.

O psicólogo Douglas Amorim não atrela todos os casos de suicídio a depressão ou outras doenças, e sim, com o despreparo do indivíduo em tratar os momentos ruins da vida. “Todas as pessoas pensam em morte para fugir dos problemas, mas isto vira problema quando a pessoa a planeja. Nem todos que se suicidam sofrem de depressão” diz.

Conforme o psicólogo, o problema começa a ficar insustentável quando a pessoa planeja tirar a própria vida. “Todas as pessoas pensam em morte para fugir dos problemas, mas isto vira problema quando a pessoa a planeja. Nem todos que se suicidam sofrem de depressão”, explica.

Douglas fala que existe uma forma de tratamento para que o paciente faça aquilo que não é obrigado, a psicoeducação. “Ensinar as pessoas que elas podem lidar com seus problemas, ajudando-as a terem hábitos positivos, fazendo aquilo que gostam. Elas fazem muitas vezes coisas obrigadas, e isso as deixam tristes. As pessoas devem fazer suas escolhas”.

A depressão é uma doença psicológica causada por uma série de transtornos psicológicos que podem ter inúmeras origens, desde problemas físicos como sociais. O principal sintoma é uma tristeza profunda e sem fim, ela pode passar despercebida por anos, mas aos poucos atrapalha a qualidade de vida, é desencadeadora de doenças, mas o mais grave: a desesperança e falta de vontade de viver. Ela é considerada a maior causa de suicídio.

Hoje existe cerca de 300 milhões de pessoas no mundo diagnosticadas com depressão, segundo estimativa da Organização Mundial da Saúde (OMS). O primeiro passo, segundo a mesma instituição, é o reconhecimento dos sintomas.

Amorim comenta a diferença na forma de depressão de jovens e adultos. “As depressões em adolescentes são, normalmente, mais perigosas. Eles não têm habilidade de lidar com algumas situações, se afastam de pai e mãe, por não ter responsabilidade e focam mais na dor e acaba se ferindo fisicamente. Já nos adultos é mais difícil a manutenção, a maioria se acomoda ou acostuma com a depressão e usam como saída álcool, drogas e dependências emocionais. Eles não percebem que existe um problema psicológico”.

Muitas pessoas buscam as drogas para esquecer os problemas da vida. O psicólogo Douglas comenta que, então, todos que se deparam por uma experiência ruim, passam por uma estruturação mental. Pois, usam algo para amenizar automaticamente o problema, a maioria busca isto em álcool e drogas. “Qualquer tipo de exagero para diminuir a dor é uma alternativa muito perigosa, pois ajuda a pessoa a ter uma depressão”, declarou.

Confira a lista de artistas que cometeram suicídio

Chester Bennington

O vocalista da banda Linkin Park, Chester Bennington, morreu após se enforcar, segundo relatório divulgado pela polícia de Los Angeles nesta sexta-feira. Ele não deixou carta alguma no local. O vocalista deixa seis filhos. Antes de sua morte foi divulgado um clipe da banda.

O cantor morreu no dia do aniversário de seu amigo Crhis Cornell, do Soudgarden, que também suicidou por enforcamento.
Ele lutou por anos contra drogas e álcool, e disse em uma entrevista no ano passado que já havia pensado em suicídio porque foi abusado quando criança, por um homem mais velho.

Kurt Cobain

Um dos casos de suicídio mais famosos do mundo, Kurt Cobain, vocalista e guitarrista da banda Nirvana, deixou uma carta de despedida. No texto, ele narra sua solidão e problemas de relacionamento possivelmente causados por excesso de drogas e álcool. A tal carta veio à tona logo após sua morte e chegou a ser lida em um programa de TV pela viúva do músico, Courtney Love.

Confira trecho da carta do vocalista do Nirvana

“Por exemplo, quando estamos atrás do palco e as luzes se apagam, e o ruído ensandecido da multidão começa, isso não me afeta do jeito que afetava Freddie Mercury, que parecia amar, se deliciar com o amor e adoração da multidão, que é algo que eu admiro e invejo totalmente. A verdade é que não consigo enganar vocês, nenhum de vocês. Simplesmente não é justo nem com vocês nem comigo. O pior crime que posso imaginar seria enganar as pessoas sendo falso e fingindo como se eu estivesse me divertindo 100%. Às vezes eu sinto como se eu tivesse que bater o cartão de ponto antes de subir ao palco. Eu tentei tudo ao meu alcance para gostar disso (e eu tento, por Deus, acreditem em mim, eu tento, mas não é o suficiente). ....

...Obrigado do fundo do meu ardente e nauseado estômago por suas cartas e preocupação nestes últimos anos. Eu sou um bebê errático e triste! Eu não tenho mais a paixão, e por isso lembre-se, é melhor queimar de vez do que se apagar aos poucos”, escreveu Kurt.

Heath Ledger

Famoso por interpretar o papel do personagem Coringa, o ator deu fim a sua existência ingerindo mais de sete tipos de medicamentos diferentes de uma só vez, o que ocasionou uma intoxicação aguda extremamente grave. O ator sofria de uma depressão, além de problemas de insônia e ansiedade excessiva.

O CVV - Centro de Valorização da Vida realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, email, chat e Skype 24 horas todos os dias.

Você pode conversar com um voluntário do CVV ligando 141 ou em Cuiabá você também tem a opção pelo telefone (65) 3321-4111 os dois canais funcionam 24h. 

*Setembro Amarelo é uma campanha brasileira de prevenção ao suicídio, iniciada em 2015 em Brasília. É uma iniciativa do Centro de Valorização da Vida, do Conselho Federal de Medicina e da Associação Brasileira de Psiquiatria.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760