Presente na entrega da 2° etapa do Hospital Municipal de Cuiabá (HMC), o governador do Estado, Mauro Mendes (DEM) afirmou nesta segunda-feira (22.04) que se cada prefeito cumprir com a atenção básica a Saúde, fica mais fácil para o governo do Estado.
“Fazer funcionar a saúde no Estado inteiro é um grande desafio, um desafio gigante. Mas nós temos sim que fazer a saúde funcionar em Cuiabá, em Várzea Grande, e nos 141 municípios, se cada prefeito cumprir bem a atenção básica que é de responsabilidade, fica mais fácil para o Estado e para União cuidar da atenção secundária, e principalmente da alta complexidade”, comentou.
E mandou um recado: “Existe um dever que é compartilhado por todos, e se cada um fazer sua parte, eu tenho certeza que haverá uma melhoria substancial na saúde nos próximos anos”, avaliou.
Questionado sobre os repasses aos municípios e a Cuiabá, Mendes afirmou que o Governo já ajuda no custeio, mas que avaliará dentro de uma nova realidade.
“O governo já ajuda no custeio do município de Cuiabá. Nós repassamos mensalmente recursos para o fundo municipal de Saúde e vamos analisar dentro de uma nova realidade, aquilo que é possível fazer para ajudar também nessa unidade, como nós temos dever de fazer na alta complexidade do Estado de Mato Grosso”, contou.
Em relação à conversação com o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta e reabertura das Unidades de Pronto Atendimento (UPA) nos município de MT, Mendes afirmou que conversou com ele, e que haverá uma análise dentro do orçamento.
“Até onde eu sei, o governo Federal está cumprindo os seus repasses fundo a fundo para aquelas UPAs abertas em todo o Estado de Mato Grosso, obviamente estamos tendo uma dificuldade do Ministério em regulamentar, fazer a contra atualização para novos projetos, mas eu conversei com ele, e ele vai fazer uma análise dentro do orçamento que tem, com as possibilidades, para que ele possa autorizar a contra atualização para abertura de novas UPAs que estão paralisadas em algumas regiões de Mato Grosso”, finalizou.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).