A sessão extraordinária da Câmara de Cuiabá pra discutir mudanças nas comissões foi adiada após falta de consenso pelo nome da vereadora Samantha Íris como presidente da Comissão de Consituição e Justiça (CCJ) da casa legislativa. O anúncio da mudança de data da sessão foi feito nesta sexta-feira (03.01). Samantha, Daniel Monteiro (Republicanos) e Marcrean Santos (MDB) são alguns dos cotados para presidir a CCJ.
Informações obtidas pela reportagem do indicam que a vereadora Samantha Íris (PL), esposa do prefeito Abilio Brunini (PL), é a candidata que mais enfrenta resistência de outros líderes partidários dentro da Câmara.
A presidência da CCJ é definida pelo Colégio de Líderes da Câmara, com cada líder de partido definindo o voto em algum nome para comandar a CCJ, que é composta de dois outros cargos.
Entre os líderes que oferecem resistência a Samantha está Eduardo Magalhães, líder do Republicanos, que quer Daniel Monteiro (Republicanos) na presidênca da comissão. Além de Daniel, Marcrean Santos (MDB), ex-líder e ex-secretário de Emanuel Pinheiro (MDB), também busca ser indicado para presidir a comissão.
Santos mudou de lado e passou a apoiar Paula Calil para a Mesa Diretora, ajudando a vereadora a ser eleita. Magalhães, apesar de ser inicialmente um apoiador de Paula e do grupo que forma a base do prefeito Abilio, não vê com bons olhos a escolha da vereadora e primeira-dama para comandar a principal comissão do legislativo.
Samantha, que é líder do PL, tem o apoio dos seguintes líderes de partido: Dr. Mara (Podemos), Dilemário Alencar (União) e Coronel Dias (Cidadania).
De outro lado Daniel Monteiro tem o apoio do próprio Eduardo Magalhães, líder do Republicanos, de Demilson Nogueira (PP), como líder do PP, e de Maria Avallone (PSDB), como líder tucana.
Um terceiro grupo, que tem se construído como de oposição ou independente, ainda não definiu nomes, são eles: Jefferson Siqueira (PSD), líder do PSD, Kero Kero (PMB), líder e único representante do seu partido na Câmara, Adevair Cabral (Solidariedade), líder e único representante do seu partido, além de Marcus Brito Jr., líder do PV, e do próprio Marcrean, que tenta se viabilizar.
Leia mais: Novo chefe do DAE-VG diz que não falta água e prefeita classifica abastecimento como "Ok"
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).