01 de Outubro de 2024
01 de Outubro de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Política Quinta-feira, 16 de Dezembro de 2021, 15:51 - A | A

Quinta-feira, 16 de Dezembro de 2021, 15h:51 - A | A

4º Substitutivo

Riva estranha “tempestade” criada por proposta que proíbe passaporte da vacina

Um substitutivo causou indignação por modificar o projeto deixando a cargo dos órgãos competentes a exigência do passaporte da vacina

Adriana Assunção & Kleyton Agostinho/VGN

A deputada Janaina Riva (MDB) em entrevista à imprensa nesta quinta-feira (16.12), diz acreditar que foi feita “muita tempestade” em torno do projeto que proíbe o passaporte de vacina em Mato Grosso. Isso porque, um substitutivo causou indignação por modificar o projeto de lei nº 780/2021 deixando a cargo dos órgãos competentes a exigência do passaporte da vacina.

O substitutivo cita que compete à Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES-MT) definir as condições e os procedimentos para a adoção de passaporte ou comprovante de vacinação ou qualquer outro meio probatório de imunização contra a Covid-19, como exigência para locomoção ou acesso de pessoas a estabelecimentos, públicos ou privados, no território de Mato Grosso.

“O que a Assembleia está fazendo é vedar a exigência do passaporte no comércio, congêneres e igrejas, agora lógico, o deputado Lúdio modificou o projeto, o deputado Cattani quer modificar de novo, mas o importante era cada um manifestar sobre a questão e lembrando que os municípios podem ser mais rígidos que os Estados conforme entendimento do STF. Considero uma discussão salutar e não vejo porque não fazer, não entendo porque tanta discussão sobre o tema”, destacou Janaina. 

Riva relatou que sua defesa é para criar outras alternativas e para a população não ser obrigada a colocar “algo em seu corpo” que não seja da vontade do cidadão: “Tem muita mãe que está aqui hoje que não quer vacinar seu filho. É um medo e um direito, é isso, mas não entendo, porque ao invés da vacina não pode ser exigido um PCR ou antígeno que é muito mais seguro.”

Leia mais: Com quase 300 emendas, AL/MT aprova orçamento de R$ 26.585 bilhões para 2022

A deputada também reclamou dos colegas por utilizarem o regimento interno para não votar seu projeto original e criticou o substitutivo: “Não teve votação em plenário, olha só pra você ver o tamanho do absurdo, então sequer deveria ter sido aceito um substitutivo.”

PL 780 - Entretanto a proposta que estava no quarto substitutivo será apreciada na sessão ordinária marcada para o dia 04 de janeiro.

 

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760