A deputada estadual, Janaina Riva (MDB), afirmou em entrevista à imprensa na manhã desta terça-feira (27.12) que é a favor da intervenção do Estado no setor da Saúde de Cuiabá, alegando que o prefeito da Capital, Emanuel Pinheiro (MDB), está deixando a desejar.
A deputada disse que o prefeito está preocupado em se manter ou não na Prefeitura, e, talvez, está se esquecendo o básico que é cuidar da saúde do cidadão.
A parlamentar justificou que os pedidos da maioria dos deputados de intervenção na saúde de Cuiabá, não tem nada a ver em ampliar o poder do governador Mauro Mendes (União), como estão dizendo.
“Não acho que isso – intervenção - seja bom para o Governo do Estado, mas acho que é o melhor para Cuiabá. Eu sou a favor da intervenção, e acho que essa decisão precisa ser tomada com o máximo de urgência pelo Poder Judiciário”, enfatizou.
Riva disse que ouviu relatos de médicos e recebeu muitas denúncias sobre a falta de medicamento para pressão, além de casos de entubar pacientes, que acabam indo a óbito por falta do remédio de pressão, que segundo Janaina, "é um medicamento barato, de baixo custo".
“Não acho que é uma questão do comando da Secretaria de Saúde de Cuiabá, mas acho que é uma questão de gestão, e infelizmente o Emanuel Pinheiro tem deixado muito a desejar. Então não dá para aceitar que Cuiabá esteja assim, jogada as traças”.
Questionada pelo se a fala da secretária de Saúde de Cuiabá, Suelen Danielen Alliend, afirmando que houve intervenção na saúde do município de Cáceres e não deu certo, e pode também dar errado em Cuiabá, Riva afirmou que eles [Prefeitura] não querem perder o controle da Secretaria de Saúde. Segundo a deputada, só de se cogitar intervenção entende-se que a situação é "drástica e ruim".
“Eu vi deputados falando que a gente tem tanta coisa para se preocupar no Estado, aí tem que assumir Cuiabá. Mas, Cuiabá é a Capital e acaba sendo esse coração que pulsa da saúde do Estado inteiro”.
Janaina ainda reforçou que o problema que a saúde da Capital está vivenciando, está impactando diretamente Várzea Grande, pois de acordo com a parlamentar, os deputados se reuniram com o secretário de Saúde, Gonçalo Barros, e ele disse que aumentaram o atendimento em 40%, justificando a falta de atendimento em Cuiabá.
“É triste a gente falar sobre isso, não é uma coisa de falar assim: Nós somos adversários do Emanuel, nós queremos prejudicar o Emanuel. Quatorze deputados demostram que não se trata de uma questão pessoal, é realmente uma preocupação que está ficando generalizada com a condução da saúde em Cuiabá”, concluiu Janaina Riva.
Leia também
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).