O uso de celulares pelos estudantes nas salas de aula da rede estadual poderá ser proibido por lei em Mato Grosso. Um projeto de lei foi enviado nessa quarta-feira (25.09) pelo Governo do Estado para análise dos deputados.
Conforme o Governo, uma pesquisa contratada pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc) revelou apoio majoritário dos pais à medida.
Em Várzea Grande, a escola estadual Adalgisa de Barros adotou uma tática para resolver o problema de distração dos alunos por conta dos celulares. Na unidade escolar, cerca de 1,3 mil estudantes do ensino médio precisam deixar os aparelhos em uma "caixa coletora", apelidada de “Colmeia”, ao entrar em sala de aula.
Segundo a diretora Valdelice de Oliveira Holanda, o uso de celular na aula virou uma epidemia. “Foi necessário adotar a medida de coletar celular, tendo em vista que o uso do mesmo em sala de aula estava prejudicando a aprendizagem. Com essa medida simples, porém eficaz, queremos resolver o problema", declarou Valdelice.
Discussão na AL/MT
A discussão sobre proíbe o uso de celulares em sala de aula na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (AL/MT) deve mostrar coerência ou a falta dela em relação ao posicionamento de alguns deputados, especialmente do deputado estadual Gilberto Cattani (PL), que em março de 2024, defendeu que alunos filmem os professores em sala de aula.
Ele argumentou sua preocupação com o conteúdo ensinado nas salas de aula. À época, Cattani tentou anular a Lei nº11.595/2021, de autoria do deputado Valdir Barranco (PT), que proíbe os estudantes de Mato Grosso a filmarem o professor em sala de aula.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).