O presidente da Câmara de Várzea Grande, vereador Pedro Paulo Tolares, o popular Pedrinho (União), revelou nesta terça-feira (07.11), durante sessão ordinária, que pretende discutir com os colegas de parlamentar a abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar a falta de água no município, tendo como alvo o Departamento de Água e Esgoto (DAE-VG).
Segundo Pedrinho, já passou da hora do Parlamento “averiguar a fundo” o que de fato está acontecendo na autarquia, e que vem causando constante falta de água em vários bairros da cidade.
“Cada dia que passa estamos na esperança de resolver o problema da água em Várzea Grande. Mas, infelizmente é um joga para lá, joga para cá, e ninguém quer assumir a culpa do DAE. Acho que é a melhor solução, igual alguns colegas têm falado, é montar uma CPI do DAE. Vamos propor uma CPI para verificar e parar com esse negócio de um jogar a culpa para a outro. A gestão A joga para B, a B joga para C. Então vamos propor uma CPI nesta Casa de Leis e vamos averiguar realmente o que está acontecendo, e passar para sociedade de fato que tem culpa e que não tem, assim como o que vai ser preciso para resolver o problema”, declarou o vereador.
A fala do presidente ocorreu durante a sessão desta terça (07), após a vereadora Rosy Prado (União) relatar que vem recebendo inúmeras reclamações de moradores de bairros da região do Cristo Rei em relação à distribuição da água na localidade. Segundo ela, os moradores denunciam que o abastecimento está sendo liberado a partir da meia-noite, os obrigando a ficar acordado até de madrugada para realizaram “afazeres domésticos” na busca de aproveitar o período de abastecimento.
“Porque soltar a água no período da noite? Nossa população precisa dormir, precisa descansar! Estou com meu celular bombando com tanta chamada. Tem lugar que tem dois dias que não tem água”, disse a parlamentar.
Prado destacou ainda que o prefeito Kalil Baracat (MDB) tem investido muito na questão do tratamento e distribuição de água, mas que é preciso investigar o porquê segue ocorrendo a falta de água na região mesmo após a construção da Estação de Tratamento de Água (ETA) do Cristo Rei.
“Na época da dona Lucimar nós não tínhamos a ETA do Cristo Rei. Antes nós captamos bem menos água e mesmo assim não tínhamos tanto problema de falta de água como está ocorrendo atualmente em Várzea Grande. Hoje nós estamos captando 1.070 litros praticamente, mas estamos perdendo de 65% a 70%. Não dá para essa Casa de Leis não pedir um planejamento. É preciso fazer alguma coisa. Nós temos água de sobra pelo que estamos fazendo hoje. A pergunta que faço hoje é: Aonde está essa água?”, questionou a vereadora.
Outro Lado - Em nota encaminhada ao o DAE-VG limitou-se a dizer que todas as informações referentes a gestão e ao abastecimento estão à disposição dos vereadores a qualquer tempo.
NOTA DAE-VG
Todas as informações referentes à gestão do DAE-VG e ao abastecimento de VG estão à disposição dos vereadores a qualquer tempo.
Leia Mais - Em um dia, inscrições para Residencial em VG ultrapassam 17 mil inscritos
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).