19 de Novembro de 2024
19 de Novembro de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Política Terça-feira, 31 de Outubro de 2023, 13:43 - A | A

Terça-feira, 31 de Outubro de 2023, 13h:43 - A | A

Cuiabá

Presidente da Câmara cobra explicação convincente e classifica nota da Educação como “mentirosa”

Segundo o presidente, Chico 2000 (PL), a Educação de Cuiabá terá que apresentar explicações convincentes

Adriana Assunção/VGN

O presidente da Câmara de Cuiabá, Chico (2000) criticou nesta terça-feira (31.10) as explicações da Secretaria Municipal de Educação referente a fiscalização surpresa em 10 escolas municipais, para apurar diversas denúncias, entre elas, que aparelhos de ar-condicionado não estão funcionando nas unidades.

Segundo Chico 2000, a secretária de Educação de Cuiabá, Edilene de Souza Machado, terá que apresentar explicações convincentes, ao contrário, será convocada pelo Plenário.

“Gostaria de ler uma nota da Secretaria Municipal de Educação e fazer a leitura desta nota na íntegra, apesar de que não tem muito que ler, até porque essa é uma nota que não responde a nada. Eu não sei porque foi publicada”, declarou Chico.

Ele fez questão de ler, para ficar evidenciado que a nota não diz nada: “Em relação à escola municipal de ensino básico, Osmar José do Carmo Cabral, a Secretaria Municipal de Educação solicitou junto à concessionária o aumento de carga para a climatização da unidade. “ Diante da nota da Secretaria, Chico questiona: “Solicitou quando? Através de quê? Se já tem mais de ano, já tem quatro anos desse jeito. Solicitou como? Vai enganar quem? Até quando?”

Ele completou a leitura da nota da Secretaria, na qual informa que a unidade educacional possui um espaço coberto em frente a cozinha destinado ao refeitório, porém, questiona: “Vai botar no chão o prato? Vão sentar no chão? Vai comer onde?”, exaltou.

Também foi questionado pelo parlamentar, a informação de que desde 2017, a Secretaria de Educação protocolou junto a Concessionária de energia diversas solicitações visando aumento de carga, aprovação de projetos, falta de energia, vistorias, ligações, entre outros assuntos. “Faz quatro anos que aquela escola está aguardando aprovação de projeto, se seu filho estudasse lá, a Energisa já teria autorizado, a Concessionária atende a Secretaria de Educação dentro dos prazos limites regulamentados pela ANEEL, que varia conforme o serviço. Mentira! Tem prazos razoáveis e quatro anos não é prazo razoável, não é prazo, é desleixo.”

Ainda segundo a nota, neste mês de outubro foram protocoladas 21 solicitações de orçamentos de obras para aumento de cargas instaladas nas unidades de atendimento pelo Programa Climatizar é Humanizar. “Para onde? Protocolado referente a que? Referente a quais unidades de educação?”

Chico classificou, ainda, o último parágrafo da nota, como a “última mentira”, ou seja, toda a nota é mentirosa. O trecho cita que o programa climatizar é humanizar, criado pela gestão Emanuel Pinheiro, já beneficiou 164 das 170 unidades da rede pública municipal da Educação, sendo a meta climatizar 100% das unidades até o final de 2024. “Acredita quem quiser”, ironizou.

“Faremos um resumo por unidade de tudo que foi detectado e será encaminhado pela Mesa Diretora para a secretaria de Educação. Estabeleceremos um prazo razoável, talvez cinco dias, para respostas. Se as respostas não forem convincentes, não vamos convidar, vamos convocar a secretária neste Plenário”, destacou o vereador.

 

<iframe src="https://www.facebook.com/plugins/video.php?height=306&href=https%3A%2F%2Fwww.facebook.com%2Fsitevgnoticias%2Fvideos%2F1293765028005743%2F&show_text=false&width=560&t=0" width="560" height="306" style="border:none;overflow:hidden" scrolling="no" frameborder="0" allowfullscreen="true" allow="autoplay; clipboard-write; encrypted-media; picture-in-picture; web-share" allowFullScreen="true"></iframe>

 

Leia mais: Vereadores de Cuiabá promovem “fiscalização surpresa” em escolas municipais

 

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760