12 de Março de 2025
12 de Março de 2025

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Política Quarta-feira, 12 de Março de 2025, 15:43 - A | A

Quarta-feira, 12 de Março de 2025, 15h:43 - A | A

ato de improbidade

Presidente da ALMT critica ausência da secretária da Sema após convocação de deputados

O deputado enfatizou que irá comunicar pessoalmente o governador Mauro Mendes (União) sobre o ocorrido

Gislaine Morais & Arielly Barth/VGN

O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (AL-MT), Max Russi (PSB), afirmou em entrevista à imprensa nesta quarta-feira (12.03) que a secretária de Estado de Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti, será acionada pela Procuradoria por não atender à convocação da Casa de Leis. Segundo ele, independentemente de quem ocupe o cargo, a ausência configura um ato de improbidade, algo que os parlamentares não aceitarão no Poder Legislativo.

Russi destacou que levará o caso pessoalmente ao governador Mauro Mendes (União) e ao secretário-chefe da Casa Civil, Fábio Garcia. O deputado ressaltou que a Assembleia evita convocar secretários, priorizando convites para manter uma relação harmoniosa com o Poder Executivo, mas frisou que, diante da situação, medidas serão tomadas.

“Eu já deixei bastante claro que não vamos aceitar a não vinda de um secretário de Estado convocado para vir a essa Casa Leis. É uma prerrogativa do parlamento estadual e o secretário deve obrigação, não aos deputados, mas ao povo mato-grossense. Se não puder vir? Comunica a Presidência, não temos dificuldades nenhuma de alterar a data”, pontuou Russi.

Ainda de acordo com o presidente da AL, a secretária Mauren enviou um representante que, segundo Russi, é tão qualificado e capacitado quanto ela. No entanto, não era esse o interesse do deputado.

A secretária Mauren foi convocada pelo deputado Valdir Barranco (PT). Max explicou que a convocação não é apenas um pedido individual de um deputado, mas sim uma decisão aprovada em plenário pela maioria dos parlamentares. Somente após essa aprovação a convocação é formalizada.

Russi destacou que moradores do interior do Estado, de municípios distantes até 1.000 km da Capital, enfrentaram dificuldades para comparecer à reunião. Ainda assim, a secretária não esteve presente.

“Então isso é um desgaste muito grande para a Assembleia, e para o governador também, porque é um representante do Governo que deixou de faltar onde tinha muitas pessoas participando. Então, não vou admitir isso e nem aceitar isso”, concluiu o presidente da AL-MT.

Leia também - Prefeita de VG nega relação entre nomeação de vereador e exigência de diploma para secretários

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760